13° Salário INSS: Pagamento Antecipado do Décimo Terceiro Aos Aposentados e Pensionistas do INSS!
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem acima do salário mínimo têm motivos para celebrar: começou o pagamento da segunda parcela do 13º salário. Esta distribuição de recursos, que prossegue até o dia 7 deste mês, ocorre de forma escalonada, de acordo com o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS) de cada beneficiário.
O início do pagamento para quem ganha um salário mínimo já havia começado no dia 24 do mês passado e seguirá até o dia 8 atual. Com isso, ao somar todos os beneficiários, mais de 33,6 milhões de segurados terão recebido a primeira parcela até o final desta semana.
O que é a antecipação do 13° Salário INSS?

O governo federal decretou a antecipação das parcelas do décimo terceiro para os segurados do INSS já em março deste ano. Este se tornou o quinto ano consecutivo de antecipação das parcelas, que geralmente são pagas em agosto e dezembro. A medida, inicialmente adotada devido à pandemia de Covid-19 nos anos de 2020 e 2021, continuou em 2022 e 2023, com pagamentos ocorrendo entre maio e junho.
Como posso verificar as datas de pagamento do 13° Salário INSS?
Os detalhes sobre os valores e as datas de pagamento podem ser consultados através do aplicativo Meu INSS, que está disponível para smartphones e tablets. Além disso, as informações também podem ser acessadas pelo site oficial na plataforma gov.br/meuinss. Para aqueles que não têm acesso à internet, a consulta pode ser realizada via telefonema para o número 135, onde é necessário fornecer o CPF e confirmar alguns dados pessoais.
Existe algum impacto econômico pela Antecipação do 13° Salário INSS?
De acordo com dados do Ministério da Previdência, espera-se que a antecipação do décimo terceiro salário injete aproximadamente R$ 67,6 bilhões na economia brasileira. Desta quantia, R$ 33,92 bilhões são referentes à segunda parcela do benefício. A maior parte dos aposentados e pensionistas recebe 50% do décimo terceiro nesta segunda parcela, com exceções para aqueles que passaram a receber o benefício após janeiro, os quais têm o valor ajustado proporcionalmente.
É importante salientar que nem todos os beneficiários têm direito ao décimo terceiro. Por exemplo, aqueles que recebem benefícios assistenciais, como o Bolsa Família, não estão incluídos nesta política de bonificação anual.
Com estas movimentações, tanto os beneficiários quanto a economia local se preparam para mais uma etapa de distribuição de recursos, o que certamente auxilia no processo de recuperação econômica pós-pandêmica e estabilização financeira dos aposentados e pensionistas pelo país.