Jornal dia
Seu jornal de notícias

13° Salário INSS sofre mudanças e exclusões! CONFIRA TUDO AGORA!

0

O pagamento do 13º salário é uma renda adicional aguardada por muitos brasileiros, em especial aqueles que são beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No entanto, o recebimento do benefício pode não ser integral ou mesmo inexistente para alguns grupos em 2024. Entenda quem será afetado e quais as razões para tal.

Quais os grupos excluídos do 13º salário?

O primeiro grupo é formado por beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Este grupo inclui aposentados e deficientes de baixa renda, que conforme regulamentação atual, não têm direito à gratificação do 13º salário.

O segundo grupo de beneficiários que não receberão o valor total do 13º salário é formado por aqueles que obtiveram a aprovação da aposentadoria, pensão ou outro benefício durante o ano. Para este grupo, o 13º será pago de forma proporcional, de acordo com os meses em que o benefício esteve ativo.

Fonte: 13º salário do INSS: veja como consultar seu pagamento
Fonte: 13º salário do INSS: veja como consultar seu pagamento

Leia Mais: Concurso em Cerquilho-SP: Salário de R$3.4 mil para Oficial Legislativo na Câmara Municipal!

Quais as alterações no 13º salário de 2024?

A principal mudança no pagamento do 13º salário de 2024 é em relação às datas de liberação, que foram adiantadas para o primeiro semestre do ano, entre abril e junho.

Além disso, o INSS tem demonstrado interesse em incluir os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) no recebimento do 13º salário. Caso essa mudança ocorra, será um incremento significativo na renda de aposentados e deficientes de baixa renda.

Qual o valor do 13º do INSS e calendário de pagamento?

O valor do 13º salário do INSS varia conforme o benefício do segurado, sendo proporcional para aqueles que iniciaram os pagamentos após o início do ano. Segurados e dependentes que recebem auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão têm direito ao benefício. Por outro lado, aqueles que recebem benefícios assistenciais não possuem esse direito.

Normalmente, o pagamento do 13º aos aposentados do INSS é feito em duas parcelas. A primeira deve ser paga entre 1º de fevereiro e 30 de novembro, e a segunda até 20 de dezembro. No entanto, a antecipação desse benefício é uma prerrogativa do governo federal e, em 2024, haverá alterações no cronograma.

Leia Mais: Desconto no IPTU 2024 de Palmas acaba em 15 de março: Saiba como pagar e retirar boletos online!

Como consultar o valor do 13º salário

O INSS disponibiliza diferentes canais para a consulta dos valores do 13º salário. É possível verificar através do número final do cartão de benefício, ignorando o último dígito verificador, ou ainda ligando para o número 135. Além disso, há o serviço de “Extrato de Pagamento” no site “Meu INSS” e no aplicativo de mesmo nome. Para utilizá-los, é necessário login e senha.

Fique atento às mudanças e prazos para garantir o recebimento do seu 13º salário. Se ainda restarem dúvidas, procure uma agência do INSS mais próxima ou consulte o site do instituto.