13º do INSS: saiba tudo que você precisa para receber o pagamento! Entenda
Como é de conhecimento de muitos, o décimo terceiro salário é uma parte importante para o planejamento financeiro de muitos brasileiros.
Pensando especialmente nos aposentados e pensionistas, o governo federal agendou o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para o mês de agosto de 2024.
Entendendo o pagamento do 13º do INSS
Em geral, o pagamento do décimo terceiro do INSS é realizado em duas parcelas. A primeira, habitualmente liberada entre os meses de maio e junho, e a segunda, usualmente entre os meses de junho e julho. O pagamento é organizado conforme o valor do benefício e o número final do mesmo.
No ano anterior, 2023, o valor médio do décimo terceiro recebido por cada beneficiário do INSS foi de R$ 2.980. Isso representa um crescimento se comparado aos R$ 2.882 pagos em 2022.

Leia mais: Mudanças na Pensão por Morte do INSS! VEJA Novas Regras e Valores!
Quem tem direito ao 13º do INSS?
Os principais beneficiários do INSS que têm direito a receber o décimo terceiro são os aposentados, pensionistas e outros segurados.
Porém, é importante salientar que nem todos os beneficiários têm direito a esse salário extra, como, por exemplo, os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) e da Renda Mensal Vitalícia.
Em 2023, tiveram direito ao décimo terceiro salário do INSS, os segurados e dependentes da Previdência Social que receberam benefícios como:
- Auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença).
- Auxílio-acidente.
- Aposentadoria.
- Pensão por morte.
- Auxílio-reclusão.
- Salário-maternidade.
Esses são os principais benefícios que conferem o direito ao décimo terceiro salário pago pelo INSS.
Leia mais: Nova regra do PIS/PASEP 2024! Valores do abono Mudaram? CONFIRA!
Qual o calendário do INSS em fevereiro?
Para quem recebe até um salário mínimo:
- 23 de fevereiro – cartão de final 1
- 26 de fevereiro – cartão de final 2
- 27 de fevereiro – cartão de final 3
- 28 de fevereiro – cartão de final 4
- 29 de fevereiro – cartão de final 5
- 1º de março – cartão de final 6
- 4 de março – cartão de final 7
- 5 de março – cartão de final 8
- 6 de março – cartão de final 9
- 7 de março – cartão de final 0
Para quem recebe acima de um salário mínimo:
- 1º de março – cartão de final 1 e 6
- 4 de março – cartão de final 2 e 7
- 5 de março – cartão de final 3 e 8
- 6 de março – cartão de final 4 e 9
- 7 de março – cartão de final 5 e 0
Como se cadastrar no “Meu INSS”?
Para se cadastrar no Meu INSS, siga estes passos:
- Acesse o site oficial do Meu INSS: https://meu.inss.gov.br/.
- Clique em “Entrar” no canto superior direito da página.
- Na próxima página, clique em “Cadastre-se” abaixo do botão “Entrar”.
- Será solicitada a leitura e aceitação dos termos de uso. Após ler os termos, marque a caixa indicando que você leu e aceita os termos e clique em “Próxima”.
- Você será redirecionado para uma página onde precisará preencher seus dados pessoais, como CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe, etc. Preencha todos os campos corretamente e clique em “Próxima”.
- Na próxima tela, você precisará fornecer informações complementares, como endereço, telefone, e-mail, etc. Preencha os campos solicitados e clique em “Próxima”.
- Após preencher todos os dados, você receberá um código de ativação no e-mail cadastrado. Acesse seu e-mail, copie o código recebido e cole na página do Meu INSS onde é solicitado.
- Após inserir o código de ativação, clique em “Próxima” e crie sua senha de acesso.
- Por fim, faça login com seu CPF e senha cadastrada para acessar sua conta no Meu INSS.
Certifique-se de preencher todas as informações de forma correta e atualizada. Se precisar de mais assistência, o INSS possui canais de atendimento online e telefone para auxiliá-lo no processo de cadastro.
Acompanhe a situação do 13° salário
Para os interessados em acompanhar o pagamento do décimo terceiro do INSS, uma opção é ligar para o número 135 do INSS ou acessar o site Meu INSS.
Através dessas ferramentas, é possível verificar todas as informações de pagamento e eventuais pendências de maneira simples e direta.
Como de costume, é fundamental que todos os beneficiários estejam atentos às datas e instruções para o saque da primeira e segunda parcelas do 13º. Portanto, é importante manter-se informado, para melhor organização financeira.
Diante do exposto, concluímos que essa medida do governo é aguardada com grande expectativa por muitos aposentados e pensionistas; por isso, é importante se manter informado e preparado para receber esse benefício.