Jornal dia
Seu jornal de notícias

13º Salário Se Aproxima: Saiba seus Direitos e Como Utilizar o Benefício!

0

O último mês do ano está se aproximando e, com ele, o prazo final para o pagamento da última parcela do décimo terceiro. Segundo uma lei, o benefício deve ser quitado em duas parcelas por todas as empresas que têm funcionários com carteira assinada. Confira neste artigo o calendário estabelecido para o pagamento e o que deve ser feito se os prazos não forem respeitados pelo empregador.

Quando deve ser efetuado o pagamento do décimo terceiro?

No mês de novembro, os trabalhadores devem receber a primeira parcela do décimo terceiro salário. Já a segunda parcela deve ser paga até o dia 20 de dezembro.

Leia Mais: 695 Mil Famílias Comemoram o Abono Natalino do Bolsa Família 2023 CONFIRMADO!

Qual deve ser o valor dessa remuneração?

O trabalhador terá direito à remuneração proporcional ao tempo em que trabalhou com carteira assinada no ano. Portanto, se um empregado foi admitido em abril, ele terá direito a 9/12 do salário, de acordo com Geraldo Fonseca, advogado trabalhista do escritório Martorelli Advogados, no Recife. Modernizar a forma como processamos nossos dados vai ajudar a melhorar o uso e aprimorar a qualidade do serviço que prestamos.

O que fazer se a empresa não pagar o décimo terceiro?

Quando a empresa não cumpre com o pagamento do décimo terceiro, o funcionário tem opções para buscar esse direito. Segundo o advogado Geraldo Fonseca, o empregado pode apresentar uma queixa ao Sindicato, ao Ministério Público do Trabalho, ou à Superintendência Regional do Trabalho.

Leia Mais: Descubra Como o INSS Vai Beneficiar Milhões com pagamentos em novembro!

Como usar de maneira inteligente o décimo terceiro salário?

Com o recebimento do décimo terceiro salário, surge também o questionamento sobre a melhor forma de utilizá-lo. O economista e professor universitário, Edgard Leonardo Lima, sugere que o trabalhador deve priorizar a quitação de dívidas pendentes, como as contas de água, luz, telefone ou cartão de crédito, para evitar a acumulação de juros e possíveis penalidades futuras. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), 77,4% das famílias brasileiras estavam endividadas em setembro de 2023.

O economista também recomenda que, em segundo lugar, o trabalhador guarde uma parte do dinheiro recebido para gerar uma poupança, que pode ser destinada a uma reserva de segurança ou para a realização de um sonho.