Saque Aniversário do FGTS: Saiba Como Adquirir um Extra Anual em Dinheiro!
Em meio à infinidade de informações que a rotina do trabalhador brasileiro exige, a opção do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) tem ganhado destaque. Afinal, quem não gostaria de sacar uma quantia do FGTS anualmente, bem no mês de seu aniversário? Mas por acaso você sabe como funciona e como solicitar essa modalidade? Confira mais detalhes a seguir!
FGTS e o saque-aniversário: o que são?

O FGTS funciona como uma poupança que se acumula a partir do depósito mensal feito pelo empregador. Contudo, o montante acumulado só pode ser retirado em algumas situações, como demissão sem justa causa ou aposentadoria. Recentemente, tornou-se popular o saque-aniversário, que permite ao profissional receber um valor pré-determinado do FGTS uma vez ao ano.
Leia Mais: Você é Cliente Nubank? Saiba como GANHAR Dinheiro com seu cartão HOJE!
Como aderir ao saque-aniversário?
O primeiro passo para poder usufruir do saque-aniversário é optar por essa modalidade. Porém, a adesão tem que ser feita justamente no mês de aniversário do trabalhador. A seguir, o passo a passo para realizá-la:
- Abrir o aplicativo do FGTS (disponível para sistemas Android e iOS) ou acessar o site;
- Fazer login;
- Clicar em “Meu FGTS”;
- Escolher opção “saque-aniversário”;
- Clicar em “Aderir ao saque-aniversário”;
- Após ler os termos, confirmar ação.
Posteriormente à adesão, o trabalhador poderá sacar o valor automáticamente nos 5 primeiros dias úteis do mês de seu aniversário. A quantia estará disponível nas agências da Caixa Econômica Federal, caixas eletrônicos e lotéricas. Além disso, pelo aplicativo FGTS é possível informar que deseja que o depósito caia diretamente em sua conta.É importante levar documento de identificação e Cartão Cidadão com senha.
Leia Mais: Haverá reajuste no Bolsa Família no próximo ano? Saiba Agora
Quanto é possível sacar com o saque-aniversário?
O valor disponível para retirada pelo saque-aniversário varia de acordo com o saldo acumulado na conta do FGTS do trabalhador. As porcentagens podem variar de 5% a 50% do saldo, podendo ainda acrescentar uma parcela adicional cujo valor varia entre R$ 50,00 e R$ 2.900,00, a depender do valor constante na conta.
Essa modalidade de saque tem sido interessante para muitos trabalhadores, já que além de funcionar como complemento de renda, pode representar um respaldo para situações emergenciais.