Jornal dia
Seu jornal de notícias

INSS anuncia Mudanças no Crédito Consignado para Aposentados do INSS

0

A comodidade de parcelas com desconto direto no benefício tornou o empréstimo consignado uma opção popular entre aposentados e pensionistas do INSS. Ademais, são oferecidas taxas de juros mais baixas e prazos de pagamento estendidos para esses beneficiários. Contudo, assim como todas as modalidades de crédito, é relevante estar atento antes de contratar qualquer empréstimo.

Indivíduos que não desejam realizar um empréstimo consignado podem bloquear o benefício para esse serviço sem a necessidade de se deslocar até uma unidade do INSS. Assim, é impossível ser realizado qualquer empréstimo, sem consentimento, mesmo em situações de fraude. Posteriormente, caso seja necessário, o beneficiário pode solicitar o desbloqueio.

O que você precisa saber antes de contratar um empréstimo consignado?

A decisão de adquirir um empréstimo é, essencialmente, uma negociação privada entre a pessoa e a instituição bancária. O INSS apenas opera com a facilitação dos pagamentos e descontos. Em função de precaução, o INSS impede qualquer empréstimo no período de 90 dias (contados a partir da data de concessão) para novos beneficiários. Após esse prazo, o interessado deve desbloquear o benefício para empréstimos.

Leia mais: BPC/Loas recebera 13º salário em 2023? Saiba AGORA!

Como proceder se identificar empréstimos não solicitados?

Em caso de identificação de empréstimos não autorizados, o beneficiário deve acessar o site www.consumidor.gov.br e registrar a reclamação. Este site é administrado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça. Em ocorrências de fraude, além disso, é altamente indicado que a vítima reporte a situação à polícia.

Leia mais: Atualizações do programa Minha casa, Minha Vida com isenção de pagamento!

Como bloquear ou desbloquear o empréstimo consignado?

O beneficiário com interesse em bloquear ou desbloquear o benefício para empréstimo consignado pode fazer uso do aplicativo, ou da plataforma online Meu INSS. Os passos para realizar a operação são:

  1. Entre no Meu INSS;
  2. Clique no botão “Novo Pedido”;
  3. Insira “bloquear” ou “desbloquear”;
  4. Selecione a opção do serviço/benefício na lista;
  5. Leia as instruções que aparecem na tela e prossiga.

O INSS, constantemente, revisa suas normas visando coibir práticas abusivas e garante estar sempre à disposição para orientar e auxiliar o cidadão sobre essas questões.