Jornal dia
Seu jornal de notícias

Saque-aniversário do FGTS 2023: Veja quando e quem pode receber!

0

Neste mês de julho, aqueles que contribuem para o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) estão com uma chance especial. Até o final do mês, os trabalhadores nascidos nesta época podem aderir ao saque-aniversário do FGTS. Esse movimento dá a oportunidade de retirar uma parte do dinheiro depositado no fundo a partir de hoje.

No entanto, a escolha por essa opção não é obrigatória. Para efetuá-la, o trabalhador deve sinalizar essa decisão para a Caixa Econômica Federal. Uma vez que a escolha seja feita, o trabalhador tem a chance de retirar, anualmente, uma porcentagem do saldo presente em suas contas do FGTS.

O que é e como funciona o saque-aniversário do FGTS?

Esta modalidade, embora traga a vantagem de um dinheiro extra no bolso, apresenta uma desvantagem: a perda do direito de saque do valor integral do FGTS caso haja demissão. No entanto, é garantido o acesso à multa rescisória de 40% sobre o valor depositado pelo empregador em caso de demissão sem justa causa. Além disso, o direito de saque para compra de imóveis, aposentadoria ou em casos de doenças graves também permanece.

O prazo para aderir ao saque-aniversário e ter acesso a parte do saldo depositado nas contas de FGTS deste ano sempre encerra no último dia do mês de nascimento do trabalhador. Após essa data, o saque fica disponível durante três meses, começando no primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador.

Leia Mais: Veja TODAS as Mudanças na Prova de Vida do INSS; Saiba tudo!

Como aderir ao saque-aniversário do FGTS?

Quem estiver interessado em aderir a essa modalidade deve fazer a adesão pelo aplicativo do FGTS ou pelo site oficial. Ao acessar essas plataformas, deve-se seguir os seguintes passos: clique em “Meu FGTS”, em seguida acesse a aba “Saque-Aniversário”. Leia e concorde com os termos e condições, após isso, clique em “Aderir ao saque-aniversário”.

O sistema da Caixa também permite que você faça uma simulação de quanto irá receber pelo saque-aniversário, baseado no seu saldo atual. Fique atento, tem uma série de fatores influenciando o valor que pode ser sacado, incluindo o saldo total de suas contas e a faixa de pagamento em que você se encaixa.

Leia Mais: Saiba Consultar seu Score de Crédito na Serasa! Melhorando o SEU Financeiro

Como saber o saldo?

Para ter acesso a essa informação, o trabalhador pode acessar o site da Caixa ou o aplicativo do FGTS. Para isso é necessário confirmar o número do seu NIS (Número de Identificação Social) ou do CPF no site oficial e clicar em “cadastrar senha”. Já no aplicativo, deve-se preencher todos os dados solicitados e criar uma senha numérica com seis dígitos.

Para aqueles que decidirem permanecer no modelo tradicional de acesso ao FGTS, o saque-rescisão, e mantendo o direito de sacar o saldo integral caso haja uma demissão, não é necessário fazer nada.