Descubra agora Como utilizar a CNH Digital!
Você está plenamente familiarizado com a CNH Digital e os cuidados necessários ao lidar com este documento na web? Caso não esteja, este conteúdo é para você. Aqui, desvendaremos todas suas dúvidas sobre a Carteira Nacional de Habilitação digitalizada.
A emissão da Carteira Nacional de Habilitação, também conhecida como CNH, é prevista desde 1966. O documento é um instrumento oficial que atesta que o cidadão brasileiro possui aptidão para guiar veículos. Não é de hoje que a CNH é dividida em categorias, cada qual permissiva a um específico tipo de veículo, variando desde motos a caminhões.
Você conhecia essas categorias da CNH Digital?

A CNH é classificada nos seguintes grupos: categoria A, para veículos de 2 ou 3 rodas; categoria B, para automóveis de quatro rodas; categoria C, destinada a caminhões; categoria D, voltada a ônibus e similares; e por último, a categoria E, sem restrições de peso ou quantidade de passageiros, como carretas e ônibus articulados. Há também a ACC, a Autorização para Conduzir Ciclomotores.
Uma novidade interessante é a CNH Digital (e-CNH), que foi introduzida no país no ano de 2018. Além de autorizar o indivíduo a conduzir veículos, esta versão da CNH também é um documento de identidade.
Quando o candidato à condutor conclui o curso e é aprovado, sua CNH digital fica disponível em poucos dias úteis, muito mais rápido que a versão física, que demora cerca de 14 dias para ser emitida. No primeiro ano, o condutor possui a chamada Permissão para Dirigir, válida por 12 meses, que posteriormente, transforma-se na CNH definitiva se ele cumprir as exigências da legislação.
Leia Mais: Saiba Como Obter Auxílio-Maternidade de R$ 1.320,00 com Seus Direitos do INSS!
Quer saber mais sobre o processo de obtenção da CNH digital?
O novo condutor deve primeiramente fazer seu cadastro no website da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), tomando o cuidado de verificar a autenticidade do site, uma vez que existem muitos sites falsos que reproduzem a aparência deste portal para roubar dados de cidadãos.
Após o cadastro é necessário baixar o app da CNH digital, disponível tanto para iOS como para Android. E não esqueça: apesar da inovação, ainda é primordial manter a CNH física. Isso se deve a possíveis imprevistos, como estar sem bateria no celular quando solicitado a apresentar o documento em uma blitz, por exemplo. Afinal, a CNH digital baixada em PDF não é válida para comprovação oficial do direito de dirigir.
Pelo que se observa, o uso da CNH digital é uma realidade que veio para ficar, trazendo maior agilidade e praticidade na vida dos condutores brasileiros. Contudo, é necessário atenção para evitar eventuais contratempos ou fraudes.
Leia Mais: Saque emergencial do FGTS: Veja agora os cuidados e muito mais!