Governo adia definição de reajuste salarial: reajuste dos servidores federais na espera por proposta em dezembro!
Com uma proposta de reajuste salarial ainda não definida, o governo promete para o dia 15 de dezembro uma nova apresentação para os servidores federais. Essa data é crucial, já que está muito próxima do fechamento do orçamento da União para 2024. A possibilidade de um reajuste para os servidores públicos federais fica em xeque caso esse item não seja contemplado no orçamento para o próximo ano.
Nas negociações, os sindicalistas costumam discutir a proposta percentual apresentada pelo governo, buscando garantir um percentual maior para o funcionalismo público. Entretanto, na última semana, uma reunião com essa finalidade, onde estavam presentes membros do governo federal e entidades sindicais, não resultou em uma proposta de reajuste definitiva para 2024.
Por que a proposta de reajuste salarial ainda não foi definida?

Segundo José Lopez Feijóo, secretário do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, o governo ainda não consolidou uma proposta de recomposição salarial. Até o momento, apenas foi disponibilizado o valor de R$ 1,5 bilhão para o reajuste salarial dos servidores, que corresponderia a menos de 1% de aumento em 2024.
Leia Mais: 13º salario impactará 87,7 milhões de Brasileiros em 2023! veja agora
As Reivindicações das Entidades Representativas
Enquanto isso, as entidades representativas dos servidores públicos federais alegam falta de iniciativa do governo para negociar medidas que viabilizem o aumento salarial. Os sindicatos pleiteiam que sejam marcadas as rodadas de negociações pendentes ainda neste mês de novembro, garantindo que o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos apresente contrapropostas.
Além disso, pedem que aposentados e pensionistas sejam incluídos nas propostas de reajuste e que outros itens sem impacto salarial, que já foram acordados antes, também sejam contemplados.
Leia Mais: Certidões Essenciais! Saiba como sacar o FGTS depois da morte!
E o Reajuste de 2024?
Três meses atrás, o governo propôs um aumento simbólico de 1% para os servidores públicos do Executivo em 2024. Contudo, durante uma reunião com as entidades representativas, não houve definição de um índice de correção salarial. Alegaram que haveria a possibilidade de um reajuste maior, se conseguissem liberar mais verba no orçamento. Mas as categorias duvidam dessa informação.
Em 2023, após a retomada das negociações, os servidores federais conquistaram um aumento de 9%, que representou um custo de R$ 12 bilhões para a União.