Primeira parcela do 13º salário é antecipada e cairá até dia 30 de novembro? Confira!
A sempre aguardada primeira parcela do 13º salário, benefício trabalhista de todos os brasileiros com vínculo CLT, tem seu pagamento pelas empresas determinado até o dia 30 de novembro. A possibilidade de um segundo pagamento, caso a empresa opte pela divisão do valor, deve ser realizado até o dia 20 de dezembro. Para o ano de 2023, o pagamento deste benefício alcançará aproximadamente 87,7 milhões de pessoas, resultando em um aporte de cerca de R$ 291 bilhões na economia nacional, de acordo com dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
Conquistado pela Lei 4.090 em 1962 e inicialmente denominado como “Gratificação de Natal”, o benefício popularmente conhecido como 13º salário possui algumas especificidades. Apesar de sua importância, ainda existem muitas dúvidas quanto ao seu funcionamento: qual o valor exato? Como calcular o valor? Quantas são as parcelas? A seguir, exploraremos todas estas questões.
Quem tem direito ao 13° salario antecipado?

Na condição de empregado que esteve em atividade ao longo do ano com registro em carteira (CLT), você tem direito à gratificação. Além destes, também são inclusos no benefício os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão. No caso do desligamento da empresa, mesmo tendo trabalhado por um período inferior a um ano, esse empregado terá direito ao valor do 13° salário de forma proporcional, que será incluso nas verbas rescisórias.
Leia mais: 13º salario impactará 87,7 milhões de Brasileiros em 2023! veja agora
Como o 13° é pago?
O pagamento do 13º salário pode ser realizado de duas maneiras: em parcela única ou, mais comumente, em duas parcelas iguais. O prazo para a realização do pagamento da primeira parcela é de 1º de fevereiro a 30 de novembro. Nesse caso, o valor deve ser de, no mínimo, a metade do valor total a que o trabalhador tem direito. A possibilidade de uma segunda parcela deve ser paga até o dia 20 de dezembro. Se for escolhida a opção de pagamento único, o mesmo deve ser realizado até o dia 30 de novembro.
Leia mais: IPVA 2024: novo calendário! Entenda as Regras, economize e evite multas!
E o valor? Como calcular?
O valor do 13° salário é equivalente ao valor total recebido pelo empregado durante um ano completo. Para aqueles que tenham trabalhado sob regime CLT por um tempo inferior a um ano, o recebimento será feito de forma proporcional aos meses trabalhados.
Para calcular o valor, a operação é a seguinte: o salário bruto é dividido por 12 e multiplicado pelo número de meses trabalhados no ano. Neste cálculo, devem ser consideradas todas as verbas de natureza salarial, incluindo horas extras, adicionais de insalubridade, periculosidade, entre outros.