Jornal dia
Seu jornal de notícias

Descubra agora: Segurança e Praticidade da CNH Digital!

0

Pela incrível praticidade oferecida, a Carteira Nacional de Habilitação digital (CNH digital), em vigor desde 2018, tem sido cada vez mais adotada pelos motoristas brasileiros. No entanto, muitas dúvidas surgem em relação ao seu uso e segurança. Então, preparamos este texto para esclarecer todas as suas questões sobre este importante documento em sua versão online.

A CNH digital, também conhecida como e-CNH, é uma alternativa oficial disponível para quem possui a versão impressa do documento. Através dela, o condutor pode comprovar sua habilitação para dirigir de maneira rápida e fácil, usando apenas o seu smartphone. Essa praticidade contribui para tornar o processo muito mais ágil, tanto para o motorista quanto para os agentes de trânsito. Mas mesmo com essa comodidade, é preciso cautela na hora de usá-la.

Quais cuidados tomar com a CNH digital?

A primeira dica é: continue carregando sua CNH física! Saiba que apesar da versão digital ser extremamente prática, não ter a versão física em uma situação de falta de bateria do celular, por exemplo, pode gerar problemas. Lembrando que, a CNH digital baixada em formato PDF no celular não possui validade como documento oficial de habilitação.

Outro aspecto a se atentar é ao realizar o processo de obtenção da CNH digital. Ele deve ser feito através do portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Importante destacar que existem vários sites falsos que imitam a aparência do portal oficial com o objetivo de roubar dados. Então, sempre confira a autenticidade do site que está acessando.

Leia Mais: Expectativa para o próximo concurso dos Correios: Veja agora!

Como ocorre o processo de obtenção da CNH digital?

Após verificar o site, o processo para obter a CNH digital é simples. O candidato deve fazer um cadastro no portal do Senatran. Em seguida, é necessário baixar o aplicativo da CNH digital, disponível tanto para sistemas iOS quanto para Android.

Vale lembrar que após a aprovação no exame de habilitação, em média, três dias úteis já é possível ter acesso à CNH digital. Já a versão física demora, em média, 14 dias para ficar pronta, dependendo da localidade.

A CNH digital é uma facilidade que veio para somar e contribuir para a redução do uso de papel. Além disso, proporciona maior segurança para os condutores que não precisam portar o documento físico constantemente, reduzindo o risco de perda ou roubo. Só não podemos esquecer que, como todo documento digital importante, exige cuidados para garantir sua segurança.

Leia Mais: Novo Concurso INSS para Perito Médico em 2024!