Jornal dia
Seu jornal de notícias

Revisão da Vida Toda: Saiba Como o Novo Julgamento do STJ Pode Impactar Sua Aposentadoria Hoje

0

A advogada especialista em previdência Karine Rezende participou recentemente do quadro ‘Pode Perguntar’ transmitido pela EPTV, afiliada da TV Globo. Suas explanações esclareceram dúvidas dos telespectadores sobre a Revisão da Vida Toda e como ela poderia afetar os benefícios do INSS dos aposentados.

Este evento ocorreu na quarta-feira 29 de 2023. Foi nesse dia que Zanin, ministro do Supremo Tribunal Federal, solicitou a anulação de um acórdão para que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) faça uma nova avaliação. Com esse pedido, é possível que o caso retorne ao tribunal para uma nova sentença. Como resultado, valores de aposentadoria podem ser recalculados.

Como está o processo da Revisão da Vida Toda no STJ?

Todos nós sabemos que os processos judiciais podem ser longos e a decisão do STJ sobre a Revisão da Vida Toda não é uma exceção. Por causa do aumento potencial nos gastos públicos que esta decisão poderia implicar, a demora está sendo mais longa. Os aposentados interessados na revisão podem estar ansiosos para saber o que fazer até que o STJ decida, mas no momento a única sugestão é que se mantenham atualizados sobre o andamento do processo.

Leia mais Quer limpar seu nome? Serasa lança Feirão com até 99% de desconto! Confira

Qual é o impacto do aumento do piso salarial do enfermeiro para os aposentados?

Com o recente aumento do piso de enfermagem, muitos técnicos aposentados estão se perguntando se podem pedir pela Revisão da Vida Toda. Afinal, a revisão da vida toda permite que o INSS reavalie os benefícios dos aposentados com base em toda a sua história contributiva, em vez de apenas nos anos selecionados. Isto pode aumentar significativamente o valor dos benefícios daqueles que receberam salários mais baixos nos últimos anos de contribuição em comparação com o restante da sua carreira.

Enquanto aguardamos a decisão do STJ, é importante observar que os benefícios do INSS, incluindo os valores de aposentadoria, estão sempre sujeitos a alterações. Portanto, é sempre aconselhável ficar atualizado e consultor um especialista em previdência, como a advogada Karine Rezende, para entender melhor as mudanças e como elas podem afetar seus benefícios.

Sempre que houver novas alterações ou ajustes, certifique-se de recebê-los em tempo real, ativando as notificações do G1!

Quando o INSS vai começar a pagar a revisão da vida toda?

Para Zanin, o marco temporal da revisão deve ser o dia 13 de dezembro de 2023, quando a ata do julgamento foi publicada pelo STF. No recurso, o INSS pede que a data referência fosse o dia 13 de abril deste ano, quando o acórdão da decisão foi publicado.

Leia mais Impulsione seu Negócio em 2023: Passo a Passo para se Tornar um Microempreendedor Individual de Sucesso!

Como é feito o cálculo?

  1. fazer a média de seus 80% maiores salários desde quando você começou a contribuir para a previdência;
  2. converter as moedas brasileiras do passado para o Real;
  3. fazer a atualização monetária das moedas;
  4. atualizar todo o cálculo a partir da nova média.