Jornal dia
Seu jornal de notícias

Aposentadoria ESPECIAL do INSS será facilitada? Confira agora!

0

Segundo informações recentes, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) implementou uma nova medida que impactará consideravelmente os trabalhadores expostos a ruídos no ambiente de trabalho. A autoridade em assuntos relacionados ao direito previdenciário, Fernando Zaccaro, explicou essa situação em detalhes.

Como funcionará a NOVA regra de aposentadoria do INSS!

Aposentadoria ESPECIAL do INSS será facilitada? Confira agora!
Aposentadoria ESPECIAL do INSS será facilitada? Confira agora!

O INSS não mais necessitará da análise da perícia médica para conceder aposentadoria especial para os profissionais frequentemente expostos a níveis significativos de ruído. A partir de agora, o processo de análise do tempo de serviço para a concessão do benefício será responsabilidade dos servidores administrativos do órgão.

Leia mais: Revelado Cronograma 2023 para pagamento dos atrasados do INSS: Saiba se você está na lista!

O objetivo por trás da mudança na aposentadoria!

A principal razão por trás desta decisão é liberar os médicos peritos para poderem realizar mais exames para a concessão de benefícios como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e Benefício de Prestação Continuada (BPC). Essa medida ajudará certamente a agilizar o processo para esses outros tipos de concessões de benefícios previdenciários, desafogando as filas que são comumente observadas nesses casos.

Leia mias: Governo Anuncia Mudanças na Carteira de Identidade! Veja como isso Te Afeta

Quais os impactos previstos?

De acordo com Fernando Zaccaro, essa pode ser uma boa notícia para milhares de trabalhadores expostos a ruídos, que frequentemente encontram dificuldades e longas esperas para obter a aposentadoria especial. Essa simplificação do processo deverá, em teoria, acelerar a obtenção do benefício para esses trabalhadores.

Por outro lado, também há preocupações de que a mudança possa levar a uma maior ocorrência de erros ou fraudes, já que os servidores administrativos do INSS podem não ter o mesmo nível de capacidade para avaliar esses casos em comparação aos médicos peritos. No entanto, especialistas acreditam que essas questões poderão ser tratadas adequadamente com treinamento adequado e monitoramento contínuo.

De qualquer forma, essa é uma mudança significativa no sistema previdenciário brasileiro e será interessante acompanhar como as coisas se desenrolam nos próximos meses. Enquanto isso, os trabalhadores expostos a ruídos podem olhar para o futuro com uma certa expectativa positiva.