Consulte SEU direito do PIS/PASEP em 2024 Online! Passo a Passo Completo!
Antecipando 2024, o pagamento do PIS/PASEP – um benefício frequentemente comparado a um 14º salário – já começou a ser discutido. Previsto para ser liberado em fevereiro e contemplando cerca de 25 milhões de trabalhadores, o valor máximo do benefício é de R$ 1.421, equivalente ao atual salário-mínimo. Caso haja dúvidas quanto à elegibilidade ou ao montante a receber, a consulta online é a ferramenta indicada.
As plataformas oficiais para a liberação do benefício serão o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. Através da consulta online, os trabalhadores têm a possibilidade de verificar se têm direito ao PIS/PASEP 2024 e qual será o valor do benefício.
Como consultar seu direito ao PIS/PASEP 2024 online?

Para se qualificar ao PIS/PASEP 2024 é preciso ter atuado no ano-base de 2022, recebendo até dois salários-mínimos mensais e ter trabalhado pelo menos 30 dias com carteira assinada durante esse período.
As informações sobre os profissionais aptos a receber o benefício constam no RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) ou eSocial. Estes dados são inseridos pelo empregador e contribuem para atualização do portal do Ministério do Trabalho, onde é possível consultar a relação dos beneficiados. A expectativa é que a atualização desses dados ocorra a partir de janeiro de 2024.
Leia mais: Segredo Revelado: Descubra agora os benefícios e vantagens para seu MEI!
Quais são os passos para consultar o PIS/PASEP 2024?
1. Acesse o aplicativo Carteira de Trabalho Digital e faça login através do portal Gov.br;
2. No menu, selecione “Benefícios“;
3. Selecione “Abono salarial“;
4. Informe 2022 como o ano-base;
5. Verifique se tem direito ao benefício.
Leia mais: Reforma de 2024: Como a Nova Previdência afetará sua aposentadoria? Descubra!
Calendário do PIS/PASEP 2024: o que saber?
O calendário do PIS/PASEP 2024 foi elaborado pelo governo federal e será encaminhado para aprovação do Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador). A reunião para aprovação do calendário está prevista para o dia 13 de dezembro.
Segundo a proposta do governo, os pagamentos referentes ao PIS serão realizados pela Caixa Econômica Federal, enquanto o Banco do Brasil será responsável pelos pagamentos do PASEP.
Se aprovado, o calendário de pagamento do PIS será distribuído conforme a data de nascimento dos beneficiários, com início em fevereiro e término em dezembro. O calendário de pagamento do PASEP levará em consideração o final da inscrição do beneficiário, também com início previsto para fevereiro e término em dezembro.