Jornal dia
Seu jornal de notícias

Vale-gás tem famílias removidas do programa? Confira agora!

0

A política social de fornecimento de gás subsidiado, conhecido como “vale-gás“, vivencia um momento de retratação. O programa, que surgiu durante a administração presidencial de Jair Bolsonaro (PL), tem evidenciado queda no volume de famílias auxiliadas mensalmente. A iniciativa, tida no início como uma alternativa para auxiliar famílias de baixa renda a mitigar os efeitos da crise econômica, parece estar perdendo força em função da falta de aportes financeiros e da ocorrência de casos fraudulentos.

Decorrer do tempo do vale-gás!

Vale-gás tem famílias removidas do programa? Confira agora
Vale-gás tem famílias removidas do programa? Confira agora

Para termos uma ideia, em fevereiro, quase 6 milhões de famílias eram beneficiárias do Vale-gás. Todavia, conforme números divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento Social, em dezembro esse total foi de 5,4 milhões, uma queda significativa. Ademais, quase 100 mil famílias que recebiam o benefício em outubro foram retiradas do programa em dezembro.

Leia mais: Com o Auxílio-Gás os seus problemas podem acabar! Confira esse incrível beneficio!

Por que a redução no número de beneficiários do vale-gás?

O Ministério do Desenvolvimento Social nos dá algumas respostas. Segundo a pasta, as baixas no programa se devem ao desmantelamento de esquemas fraudulentos. Foram identificados casos onde indivíduos, que não atendiam aos requisitos necessários, estavam recebendo o benefício. Além disso, a ausência de um canal direto de inscrição para o programa vale-gás, assim como ocorre com o Bolsa Família, acaba dificultando ainda mais o acesso das famílias de baixa renda ao benefício.

Leia mais: Caixa tem com vantagens INCRÍVEIS! Confira algumas delas para não ficar de fora!

Como saber se você continua a ter direito ao vale-gás?

Aqueles que desconfiam estar inclusos nas 100 mil famílias excluídas do programa em dezembro podem efetuar uma consulta online. O benefício é pago bimestralmente. Portanto, se você não o recebeu neste mês, pode ser que esteja incluso no próximo ciclo de pagamentos, em fevereiro. É crucial manter os dados atualizados no Cadastro Único, para ser elegível ao benefício.

Relativamente ao futuro do programa vale-gás, existem muitas incertezas. Uma coisa, no entanto, é certa: sem novos investimentos ou melhorias significativas na dirigência do projeto, com a implementação de ações anticorrupção mais eficaz, mais famílias deverão ficar excluídas deste benefício.