13º Salário Transformando Realidades Financeiras!
O pagamento do 13º salário é, sem dúvida, um dos momentos mais aguardados pelos trabalhadores brasileiros. Com ele, uma série de oportunidades surgem, como a chance de quitar dívidas, fazer a tão sonhada viagem ou simplesmente garantir os presentes de Natal. Mas você sabe todos os detalhes que envolvem essa gratificação natalina? Vamos te explicar.
Estamos falando de um montante considerável que, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, o Dieese, é responsável por injetar cerca de R$ 250 bilhões na economia do nosso país. Um valor expressivo, ainda mais levando em consideração o atual cenário de crise financeira que o Brasil atravessa.
Quem tem direito ao 13º salário?

O 13º salário é um direito garantido por lei para todos os trabalhadores que prestaram pelo menos 15 dias de serviço com a carteira assinada. Entre os que têm direito a esse benefício estão os servidores públicos (sejam eles federais, estaduais ou municipais), aposentados e pensionistas.
No caso dos aposentados e pensionistas, o pagamento é geralmente realizado antecipadamente pelo INSS, apenas aqueles que não receberam em período anterior têm direito ao recebimento em dezembro. Em relação aos empregadores, eles têm liberdade de escolher se farão o pagamento em parcela única ou dividida em duas, contudo, devem sempre respeitar o prazo estabelecido para os depósitos.
Leia mais: Seu salário mínimo pode subir menos do que o previsto? Confira novidades!
Por que a segunda parcela do 13º é geralmente menor?
A redução no valor da segunda parcela é um fato comum e tem uma explicação simples: os descontos. Estes incluem o Imposto de Renda, a Contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e, em alguns casos, a pensão alimentícia. No caso de um pagamento em parcela única, tais descontos são aplicados sobre o valor total do benefício.
Em relação ao prazo de pagamento, é importante saber que os empregadores têm até o dia 20 de dezembro para quitar a segunda parcela do 13º salário.
Leia mais: Não perca seu auxílio-gás! Confira atualizações de dezembro!
Como calcular o valor do 13º salário?
Antes de realizar os cálculos, é importante entender quais são os elementos que compõem a remuneração. Nesta categoria, entram valores como horas extras, gorjetas, adicionais como insalubridade, periculosidade, entre outros. Vale ressaltar também que as empresas podem descontar as faltas que ultrapassam 15 dias e que não foram justificadas, o que pode resultar na perda de 1/12 do valor do 13º salário.
Agora, com as dívidas pagas e a sua reserva de emergência garantida, que tal planejar com inteligência o seu 13º? Seja para aproveitar as férias, realizar compras de Natal ou até mesmo pagar o IPVA e o IPTU que se aproximam com a chegada do novo ano, esse bônus pode fazer toda a diferença!