Jornal dia
Seu jornal de notícias

Brasileiros usam 13º para quitar dívidas! Veja COMO!

0

Segundo a pesquisa realizada pela Serasa, quase metade dos brasileiros planeja utilizar o pagamento do 13º salário para saldar dívidas. Esta informação surge à medida que o prazo para o pagamento deste benefício se aproxima, terminando no dia 20 de dezembro de 2023. O motivo para a quitação de dívidas com este benefício seria a alta taxa de inadimplência em muitos estados brasileiros, incluindo Pará, onde mais de 2,5 milhões de pessoas têm contas atrasadas.

Valfredo de Farias, economista respeitado no Brasil, confirma esta tendência, sugerindo que os consumidores utilizem o dinheiro extra para “limpar o nome”. Segundo ele, o primeiro passo deve ser compreender o que se deve e a quem, para posteriormente negociar essas dívidas. Em sua opinião, as compras impulsivas, principalmente em cartões de crédito, são as principais causas de endividamento, justificando a necessidade de se evitar juros altos e potenciais transtornos futuros.

Qual a origem do endividamento dos brasileiros?

Brasileiros usam 13º para quitar dívidas! Veja COMO!
Brasileiros usam 13º para quitar dívidas! Veja COMO!

Para entender ainda mais sobre esse quadro, Farias revela que os maiores estimuladores de dívidas são o cartão de crédito e o crediário de lojas. Portanto, o economista insiste na importância de um planejamento financeiro adequado para evitar o superendividamento. No estado do Pará, o maior volume de dívidas é do setor de bancos e cartões (31,21%) seguido do varejo (19,15%) e financeira (16,20%).

Ainda com base nos dados da Serasa, as faixas etárias mais atingidas pela inadimplência no estado são as pessoas entre 26 e 40 anos (36,1%), seguidas por aquelas entre 41 e 60 anos (33,8%). Além disso, pessoas acima de 60 anos (15,5%) e com até 25 anos (14,6%) também compõem o ranking de endividamento.

Leia mais: FGTS Fim de Ano; Saiba QUEM Recebe e Como Ampliar Sua RENDA! VEJA!

Quais as ações para combater a inadimplência?

Para dar suporte aos consumidores endividados, o governo federal lançou o programa Desenrola, uma iniciativa para auxiliar drasticamente os consumidores a sair dessa situação. Além disso, a Serasa organizou o evento Feirão Limpa Nome, permitindo a quitação de dívidas por até R$ 100. A ação, que está disponível online e nas agências dos Correios, já ajudou mais de 3,7 milhões de consumidores no Pará apenas em novembro de 2023, totalizando R$ 369,4 milhões em negociações.

Leia mais: Pessoas na mesma casa podem receber o BPC? VEJA AGORA!

Como se preparar financeiramente para o novo ano?

Com a chegada do novo ano, uma organização financeira eficiente é essencial para lidar com despesas com matricula escolar, IPVA, IPTU, entre outros. De acordo com a Serasa, 78% dos trabalhadores no Brasil planejam utilizar a gratificação do 13º salário para cobrir esses custos. Entre aqueles que não possuem dívidas, 29% planejam usar o valor para criar um fundo de emergência, enquanto outros optam por investimentos, poupança, ou até a aquisição de um imóvel, ou veículo. A orientação passada pelo economista é de que, já em dezembro, as pessoas comecem a listar os possíveis custos do mês seguinte e a se planejar para eles. Criar um planejamento financeiro efetivo reduz as chances de inadimplência e possibilita uma vida financeira saudável.