ALERTA sobre Nova Tentativa de Golpe Direcionada a Aposentados!
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um comunicado recente, advertindo sobre uma nova modalidade de golpe que vem sendo aplicada contra aposentados e pensionistas. O alvo dos criminosos é a prova de vida desses cidadãos, e a abordagem pode vir tanto por telefonemas quanto por mensagens de texto, como SMS ou WhatsApp.
Como funciona o Golpe da Prova de Vida?

Os golpistas se passam por atendentes da Previdência Social, informando aos segurados sobre uma suposta nova modalidade de prova de vida à distância, lançada pelo INSS. Após convencer a vítima, eles solicitam uma série de dados pessoais e bancários, além do envio de uma foto atualizada e dos documentos escaneados. Com essas informações em mãos, a realização do golpe financeiro se torna bastante facilitada.
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Como os golpistas se passam por atendentes do INSS?
Nesse golpe, os criminosos se apresentam como funcionários do INSS e convencem os segurados sobre a necessidade de atualização dos dados para prova de vida digital. Vale destacar que o INSS jamais solicita dados pessoais diretamente do segurado nem pede o envio de fotos e documentos. Portanto, é importante ter precaução e adotar medidas preventivas, como o monitoramento constante do CPF, para manter seus dados pessoais e um bom score de crédito na aposentadoria.
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Como evitar cair nesse tipo de golpe?
Para evitar ser vítima desse tipo de golpe, o INSS orienta que os segurados centralizem suas operações de atualização no aplicativo oficial ou no site do Meu INSS, sempre através da plataforma Gov.br. É de extrema importância não compartilhar login e senha do sistema.
Além disso, é recomendado manter os dados de contato atualizados no Meu INSS ou pelo telefone 135, não responder solicitações de dados por e-mail, mensagem ou telefone e desconfiar de links enviados por SMS não identificados. O número oficial de SMS do INSS é o 280-41. Confirmar o contato ou a convocação na plataforma Gov.br do Meu INSS também é uma medida de segurança.
Essas ações garantem o uso correto e seguro dos canais de atendimento oficial do INSS. A proteção das informações pessoais é primordial para evitar qualquer tipo de golpe ou fraude financeira, principalmente contra os aposentados e pensionistas, um público frequentemente visado pelos criminosos.