CadÚnico e CIN simplificam a vida de milhões de brasileiros! VEJA Novidades!
Em 2024, observa-se uma significativa mudança na forma como a identificação pessoal é realizada no Brasil. Com a implementação do Cadastro Único (CadÚnico) pelo Ministério de Gestão e Inovação, a novidade traz como principal inovação a Carteira de Identidade Nacional (CIN), concebida para substituir e simplificar vários documentos.
Essa Carteira de Identidade Nacional, que cativa a atenção dos brasileiros, é o resultado da Lei nº 14.534/2023, sancionada por Lula, para utilizar o CPF como identificação única e exclusiva. Essa decisão estratégica visa eliminar a necessidade de vários registros gerais (RG), facilitar a identificação pessoal, minimizar as possibilidades de fraudes e iniciar um novo ciclo de benefícios para o povo brasileiro.
Como fica a documentação para o CadÚnico com a Implementação do CIN?

Atualmente, um brasileiro pode possuir até 27 RGs diferentes, mas isso está prestes a mudar com a implementação do CIN no CadÚnico. A Carteira de Identidade Nacional substituirá vários documentos que são imprescindíveis para participar do CadÚnico, simplificando assim a vida do cidadão e aprimorando a segurança no processo de identificação pessoal.
Os seguintes documentos serão substituídos pelo CIN: Programa de Integração Social (PIS); Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP); Carteira de Trabalho (CTPS); Certificado de Serviço Militar; CNH (Carteira Nacional de Habilitação); Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico); número de matrícula em universidades federais de ensino superior; NIT (Número de Identificação do Trabalhador); e a atual carteira de identidade.
Leia mais: Aposentado ou Pensionista do INSS Estão Recebendo R$ 2,1 bi! Entenda quem recebe!
O que muda com a nova Carteira de Identidade Nacional?
A Carteira de Identidade Nacional trará uma unificação estética em todo o país, sendo disponibilizada em versão física e digital, através do portal Gov.br. Para garantir mais segurança ao documento, ele contará com um QR Code que servirá para validar as informações. Além dos dados já existentes, trará informações como grupo sanguíneo, cadastro de doador de órgãos, nome social, entre outras informações importantes.
Leia mais: VEJA as datas do Calendário de Pagamento do BPC! Garanta seu benefício!
Como funciona a nova validade do novo RG?
Em relação à validade do novo RG, ela varia conforme a idade do titular. Para os cidadãos de 0 a 12 anos, a validade será de 5 anos. Já para os que possuem entre 12 e 60 anos, a validade será de 10 anos. Após os 60 anos, a validade será indeterminada, viabilizando assim que o cidadão mantenha a mesma identidade pelo resto da vida.
Tais mudanças, implementadas por meio do CadÚnico e da nova CIN, trazem perspectivas positivas para tornar o Brasil um país muito mais seguro e eficiente no processo de identificação pessoal dos cidadãos.