Programa Bolsa Família com Novidades de Pagamentos! SAIBA!
Tenho uma boa notícia para aqueles que são beneficiários do Programa Bolsa Família! Preparamos com carinho todas as informações que vocês precisam sobre o calendário de pagamento de 2024. Antecipadamente, estes detalhes foram divulgadas na quarta-feira (27), graças ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), responsável pela gestão do programa, e a Caixa Econômica Federal que executa os pagamentos.
Curioso sobre como são definidas as datas de pagamento? Bem, elas são determinadas pelo último dígito do número de identificação social (NIS) no cartão do Bolsa Família. Guardem essa informação, pois no primeiro dia útil de pagamento de cada mês, são liberados os recursos para os beneficiários com NIS terminado em 1. A partir daí e durante o resto do mês, a cada dia útil, um novo grupo tem os valores liberados, até o último grupo (com NIS terminado em 0) receber o valor do mês.
Há exceções no Calendário do Bolsa Família?

Sim, há exceções! Normalmente, os pagamentos são realizados durante os últimos dez dias úteis de cada mês. No entanto, em dezembro, o calendário é antecipado para que cada um possa aproveitar suas festas de fim de ano.
Além disso, em novembro, devido ao feriado do Dia da Consciência Negra (20 de novembro), as datas de pagamento podem sofrer alterações. Assim que tivermos mais informações, daremos os detalhes específicos.
Leia mais: STF mudará Revisão da Vida Toda? VEJA O Que Muda!
O que mudou no Bolsa Família?
Vocês sabem que em março de 2023, o Programa Bolsa Família passou por algumas mudanças, certo? Pois bem, para começar, ele voltou a ser chamado de Bolsa Família no seu 20º ano de existência. A principal razão para o programa é combater a fome, por meio da transferência direta de renda às famílias beneficiárias.
Outra mudança importante é que o governo federal garantiu um repasse mínimo de R$ 600 por família inscrita. Isso foi feito para garantir que todas as famílias possam ter acesso aos direitos sociais básicos e, sobretudo, interromper o ciclo de reprodutivo de pobreza por gerações na mesma família.
Leia mais: Aposentados Comemoram com Redução de Juros do Crédito Consignado INSS!
Existe Condicionalidade para receber o Bolsa Família?
Com o novo programa, também voltou o acompanhamento do cumprimento das condicionalidades assumidas pelas famílias para que os beneficiários continuem a receber o auxílio financeiro. As condicionantes são das áreas de saúde, educação e assistência social, como o cumprimento do calendário nacional de vacinação; realização de pré-natal das gestantes; acompanhamento nutricional de beneficiários de até 7 anos incompletos; frequência escolar mínima de 60% de crianças de quatro a seis anos incompletos.
Para beneficiários de seis a 18 anos incompletos, que não tenham concluído a educação básica, a frequência escolar mínima deve ser de 75%.
Como receber o Benefício?
Primeiro, os beneficiários devem manter atualizados os dados preenchidos no Cadastro Único para Programas Sociais. Mesmo depois de estar inscrita, a família não entra imediatamente para o Bolsa Família. Todos os meses, o programa identifica, de forma automatizada, as famílias que terão direito de serem incluídas no Bolsa Família e, assim, estarão aptas a começar a receber o benefício.
Caso tenha dúvidas, o MDS disponibiliza o Disque Social 121, canal de atendimento ao cidadão para esclarecimentos. E também é possível consultar o aplicativo do Bolsa Família ou da Caixa.
Agora com todas essas informações, esperamos que tenha ficado claro sobre o funcionamento do Programa Bolsa Família em 2024, suas condicionalidades e como ser beneficiado. Lembre-se, mantenha seus dados atualizados para receber corretamente o benefício!