Saque-Aniversário do FGTS, Como Funciona e Como Solicitar pelo App!
Com o início do ciclo de pagamento 2024, a modalidade de saque-aniversário do FGTS foi liberada a partir de terça-feira (2). Desta forma, os trabalhadores conseguem fazer o saque entre o primeiro dia útil do mês do seu aniversário e até o último dia útil do segundo mês seguinte.
A adesão à modalidade é direcionada aos que trabalham sob o regime CLT, e o acesso pode ser feito através do aplicativo FGTS, que é compatível com Android e iPhones (iOS), e é por onde se realiza o saque.
Para o ano corrente, a estimativa da Caixa Econômica Federal é que cerca de 32,7 milhões de pessoas já tenham aderido a opção do saque-aniversário do FGTS.
O que é o saque-aniversário do FGTS e como funciona?

O saque-aniversário é uma opção que permite que os trabalhadores retirem o FGTS referente ao mês de seu aniversário. O saque respeita o calendário estipulado pelo banco, e pode ser feito até até dois meses após o primeiro dia útil que corresponde ao mês de aniversário do colaborador. A consulta do saldo disponível e a solicitação para adesão à modalidade é feita pelo aplicativo da Caixa.
Existe uma limitação para cada retirada em relação ao valor disponível na conta. Para contas com saldo de até R$ 500, será liberado o saque de até 50% do saldo. Caso o valor na conta seja maior, os saques terão um acréscimo de uma parcela fixa, ou seja, quanto maior o saldo disponível, menor será o percentual saque. Portanto, se na conta houver R$ 5 mil, poderá ser sacado apenas até 20% do valor.
Leia mais: Descubra as GRANDES Mudanças no FGTS: Saque Total em 2024 e muito mais!
Como saber se tenho direito ao saque-aniversário?
Todos os trabalhadores que estão no regime de Consolidação de Leis do Trabalho (CLT) têm direito ao saque-aniversário, mas é necessário optar por essa modalidade. E essa adesão pode ser feita através do aplicativo do FGTS, que está disponível para celulares com Android e iOS.
Para realizar a solicitação de adesão ao saque-aniversário, basta baixar o aplicativo do FGTS na Google Play Store ou na App Store, fazer login com as credenciais da Caixa, confirmar os dados pessoais e concordar com o termo de uso do app.
Como seria uma Simulação do saque-aniversário pelo app?
O valor disponível para o saque-aniversário também pode ser consultado pelo aplicativo FGTS Caixa. Para visualizar o saldo, é necessário se cadastrar no app com o CPF. Na primeira tela, quando logado, é possível ver o saldo total e o extrato mês a mês.
Já a simulação do saque pode ser feita também pelo aplicativo. Basta clicar em “Saque Aniversário do FGTS”, escolher a “modalidade saque-aniversário” e seguir para simular o valor do saque. Na tela seguinte, aparecerá a estimativa do próximo saque.
Como está o calendário do saque-aniversário FGTS 2024
O calendário do saque-aniversário FGTS 2024 já foi divulgado e está da seguinte maneira:
- Nascidos em janeiro: de 2 de janeiro a 29 de março
- Nascidos em fevereiro: de 1º de fevereiro a 30 de abril
- Nascidos em março: de 1º de março a 31 de maio
- Nascidos em abril: de 1º de abril a 28 de junho
- Nascidos em maio: de 2 de maio a 31 de julho
- Nascidos em junho: de 1º de junho a 30 de agosto
- Nascidos em julho: de 1º de julho a 30 de setembro
- Nascidos em agosto: de 1º de agosto a 31 de outubro
- Nascidos em setembro: de 1º de setembro a 30 de novembro
- Nascidos em outubro: de 1º de outubro a 29 de dezembro
- Nascidos em novembro: de 1º de novembro a 31 de janeiro de 2025
- Nascidos em dezembro: de 1º de dezembro a 28 de fevereiro de 2025.
Como solicitar o saque-aniversário pelo app?
Os passos para fazer o saque-aniversário pelo app do FGTS são simples: acesse a opção “Meus saques”, que aparece na tela inicial, selecione a opção “Modalidade Saque-aniversário” e depois clique em “Alterar sistemática saque FGTS”. Assim, quando chegar sua vez de sacar, conforme o calendário, o dinheiro cairá automaticamente na sua conta cadastrada no app.
Leia mais: Cultura e Mobilidade com o ID Jovem! Como obter seu acesso a Eventos e Viagens!
O saque-aniversário FGTS vai acabar em 2024?
Até março, o Governo Federal deve enviar ao Congresso Nacional um Projeto de Lei que pretende fazer algumas mudanças na modalidade saque-aniversário. A ideia é permitir que os trabalhadores retirem o saldo remanescente da conta do FGTS em caso de demissão. Atualmente, quem opta pelo saque-aniversário consegue sacar apenas o valor relacionado à multa rescisória, e não todo o saldo, quando é demitido.
A proposta também deve contemplar a possibilidade dos trabalhadores mudarem a modalidade do saque-aniversário sem precisar esperar a carência de dois anos atualmente em vigor. Mas ainda não há confirmação da data em que estas mudanças serão implementadas.