Jornal dia
Seu jornal de notícias

Aposentadoria por idade alterada? Entenda as Novas Regras para Aposentadoria!

0

Este ano traz importantes mudanças para quem está no caminho para a aposentadoria. Graças à reforma da Previdência, foram estabelecidas regras automáticas de transição que interferem na concessão de benefícios a cada ano. Neste artigo, exploramos essas novidades que começaram a vigorar.

Alterações na aposentadoria por idade alterada?

Reforma da previdência: Entenda as Novas Regras para Aposentadoria!
Reforma da previdência: Entenda as Novas Regras para Aposentadoria!

A reforma da Previdência introduziu quatro regras de transição para a aposentadoria por tempo de contribuição. Duas dessas regras tiveram mudanças significativas da virada de 2023 para 2024.

Na primeira regra, referente à transição para a regra 86/96, houve um aumento na pontuação – que é a soma da idade do indivíduo e dos anos de contribuição: passando para 91 pontos para mulheres e 101 pontos para homens.

Essa mesma regra de pontuação também se aplica aos servidores públicos, porém com a exigência adicional de 62 anos e 35 anos de contribuição para os homens, e 57 anos e 30 anos de contribuição para as mulheres. Destes, deve-se ter 20 anos de serviço público e cinco anos no cargo atual.

Leia mais: Calendário do Abono Salarial PIS Pasep 2024: Saiba se você tem direito!

Mudanças na aposentadoria por idade

A partir de 2023, a regra para aposentadoria por idade, destinada principalmente a trabalhadores de baixa renda que contribuíram pouco para a Previdência Social, está completamente em vigor.

A idade mínima para homens permaneceu em 65 anos desde 2019. Para as mulheres, a idade de transição chegou a 62 anos em 2023. Para ambos, o tempo mínimo de contribuição requerido para aposentar-se por idade é de 15 anos.

Leia mais: Reforma no FGTS Saiba tudo sobre as possíveis mudanças e os impactos em você!

Entendendo o pedágio e suas implicações

A reforma da Previdência também incluiu uma regra de pedágio de 100% para servidores públicos. Essa regra se aplica àqueles que têm mais de 60 anos e 35 anos de contribuição (para homens) ou 57 anos de idade e 30 anos de contribuição (para mulheres). É necessário cumprir o dobro do tempo que faltava para se aposentar em 2019.

Em suma, as mudanças decorrentes da reforma da Previdência são complexas e requerem atenção daqueles que planejam se aposentar. Conhecer e entender essas regras pode ajudar a preparar-se melhor para o futuro e garantir a obtenção dos benefícios de aposentadoria a que você tem direito.