Jornal dia
Seu jornal de notícias

Tarifa Zero em Transportes Públicos! NOVA Proposta Eleitoral para 2024!

0

Adotada em 90 cidades por todo o país, a Tarifa Zero nos sistemas de transporte público deixou de ser um sonho utópico e passou a ser realidade. A ideia, que já é acolhida até por governos e empresários de direita, possui grandes chances de dominar as discussões das eleições de 2024.

Como está o andamento da tarifa zero para 2024?

Tarifa Zero em Transportes Públicos! NOVA Proposta Eleitoral para 2024!
Tarifa Zero em Transportes Públicos! NOVA Proposta Eleitoral para 2024!

Poucos sabem que a Tarifa Zero tornou-se uma proposta de fato, no final dos anos 80, durante a gestão da prefeita petista Luiza Erundina em São Paulo. Mesmo barrada pela oposição na época, a iniciativa abriu caminho para aplicações práticas da proposta, como na pequena cidade de Conchas, no interior de São Paulo, que implementou os transportes públicos gratuitos em 1992.

Leia mais: Calendário INSS: Mudanças Importantes para Aposentados!

As manifestações estão fazendo efeito?

Foi somente após as mobilizações de junho de 2013, com o Movimento Passe Livre ganhando as ruas, que a Tarifa Zero começou a ganhar força no país. Hoje, a gratuidade dos transportes é a realidade de Maricá e outras 90 cidades brasileiras. Com o início da pandemia e a queda do número de passageiros de transportes públicos, a ideia de abolir as catracas se difundiu ainda mais.

Como vai funcionar a política da Tarifa Zero?

A despeito de sua origem ligada à esquerda política, a ideia da Tarifa Zero foi adotada majoritariamente por cidades governadas pela direita, mostrando que a proposta ultrapassa as barreiras ideológicas partidárias e se apoia em justificativas econômicas, como a recuperação de centros urbanos e a reversão da crise dos sistemas de transporte.

Leia mais: Inscrições Abertas para o Vale-Gás de 2024: Saiba Como Receber o Benefício!

Qual o futuro da Tarifa Zero?

Com o crescimento das experiências bem-sucedidas de Tarifa Zero, o tema deve ganhar destaque nas eleições municipais de 2024, especialmente em São Paulo, onde a atual gestão já prometeu a eliminação das catracas para o próximo mandato. No entanto, implementar a medida é apenas parte da solução. O principal desafio é reformular a gestão e o financiamento da mobilidade urbana no país, demandando uma maior articulação entre os municípios, os estados e o governo federal.