Jornal dia
Seu jornal de notícias

Calendário para Pagamento BPC 2024 LIBERADO: Confira as Datas!

0

Para os pensionistas e aposentados que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o calendário de pagamento para o ano de 2024 já foi disponibilizado. Os beneficiários podem verificar as datas do repasse, que seguirão sendo depositadas a partir do número final do cartão do benefício.

O BPC fornece um salário mínimo mensal aos idosos e às pessoas com deficiência (PCD) que provam não ter meios de subsistência próprios. O benefício é gerido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), apesar de não ter caráter previdenciário.

Os primeiros depósitos de 2024 serão feitos no dia 25 de janeiro. Todos os meses, cerca de 39 milhões de beneficiários recebem o pagamento do INSS. Destes, aproximadamente 5,6 milhões são benefícios assistenciais e 33,3 milhões são benefícios previdenciários.

Qual o Calendário BPC 2024?

O calendário de pagamento para 2024 também inclui as datas de pagamento de dezembro de 2023. Por exemplo, os depósitos serão feitos entre 21 de dezembro de 2023 e 8 de janeiro de 2024 para quem ganha até 1 salário-mínimo e entre 2 e 8 de janeiro de 2024 para quem ganha mais do que o mínimo.

As datas para os primeiros depósitos do ano de 2024 são entre 25 de janeiro e 7 de fevereiro. De acordo com o INSS, cerca de 168 mil pessoas recebem até um salário mínimo, enquanto outras 868,8 mil recebem benefícios acima do piso nacional.

Leia Mais: Confira doenças que entraram para os critérios para se aposentar por invalidez!

Como consultar os benefícios do INSS

Para consultar os benefícios do INSS, é necessário:

1. Acessar o site Meu INSS;
2. Fazer o login com sua conta gov.br;
3. Clicar em “Extrato de Pagamento”;
4. E, por fim, terá acesso às informações.

Além disso, a consulta também pode ser realizada por meio do aplicativo do INSS ou através do telefone 135. Nesse último caso, o beneficiário precisa informar o número do CPF e confirmar algumas informações cadastrais para prevenir fraudes.

Leia Mais: Atualize seu cadastro e não perca seu Bolsa Família em 2024! Confira