Curso de formação do INSS: Ministro fala em Reduzir Filas e mais! Veja
Durante a cerimônia que marcou o início da segunda turma do curso de formação do concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, destacou o objetivo de diminuir o tempo de espera na análise de benefício assistencial ou previdenciário.
O desafio da redução do tempo de espera

Atualmente, a espera é de 49 dias. O ministro ressaltou a meta de diminuir esse prazo para 45 dias, conforme determinado em lei, e afirmou que a ideia é que no mesmo mês em que a pessoa dá entrada, já conclua o processo.
“Nunca falei em zerar, sempre falei em colocar o prazo de 45 dias. Quando digo que nunca vai zerar, é porque todo mês entram 900 mil, 1 milhão de pedidos, então a fila vai rodando”, explica Lupi.
Convocação de aprovados e novos concursos
Um dos desafios apontados pelo ministro é a necessidade de se aumentar o quadro de pessoal, seja através da chamada de aprovados ou realização de novos concursos, para que o atendimento possa ser humanizado.
Recentemente, ele reforçou a intenção de chamar todos os aprovados no último concurso, pois a presença de mais servidores é imprescindível para um atendimento de qualidade.
“Não existe humanização sem servidores realizando atendimento presencial nas agências. Nenhuma tecnologia pode substituir o ser humano”, argumentou Lupi.
Leia Mais: Aumento no Preço do Diesel em 2024: Retorno do Pis/Cofins com Queda de 22,5%!
A chegada de novos servidores efetivos
De acordo com dados do INSS, 3.144 candidatos foram aprovados no último concurso. Tirando os já convocados para as duas primeiras turmas, cerca de 1.800 candidatos ainda aguardam convocação. Neste ano, foram chamados 298 aprovados para formação.
Essa nova turma começou a formação agora em janeiro e deverá ser finalizada até 2 de fevereiro. Caso sejam todos aprovados após o curso, o INSS contará com 1.250 novos técnicos do seguro social.
Leia Mais: Caixa Tem anuncia liberação de Bolsa Família, Abono Salarial!
Previsões para novos concursos
Foi sinalizado pelo ministro Lupi a possível realização de um novo concurso do INSS, com previsão de edital para junho deste ano. Segundo o ministro, a oferta deve ser entre 650 e 660 vagas, todas para peritos médicos.
Segundo Lupi, essas vagas serão destinadas a áreas distantes das capitais, contribuindo para a redução do déficit encontrado pelo país. Além disso, os futuros aprovados deverão permanecer pelos menos dez anos na localidade designada.
Com essas medidas, o INSS busca atender à população da melhor forma possível, priorizando a humanização do atendimento acima de tudo.