Como Emitir e Usar Extrato do INSS para do IRPF com o Aplicativo Meu INSS
A obtenção do extrato do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) se tornou um processo fácil e sem burocracia, sendo essencial para os aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS que precisam fazer a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).
O documento, conhecido como informe de rendimentos, mostra todos os valores que foram recebidos pelo beneficiário do ano anterior à declaração. Desta forma, permite que as informações sejam transmitidas corretamente ao Fisco para evitar possíveis erros ou inconsistências.
Como funciona o Aplicativo Meu INSS?

Com a modernização, hoje é possível acessar o extrato do INSS a qualquer momento e de qualquer lugar, através do aplicativo Meu INSS disponível para os sistemas operacionais Android e iOS, dispensando a necessidade de deslocamento até uma das agências do INSS para solicitação do documento.
Passo-a-passo para emissão do extrato do INSS
- Abra o aplicativo Meu INSS;
- Entre com a conta gov.br;
- Clique na aba “Meus Benefícios”;
- Clique em “Extrato de Imposto de Renda”;
- Escolha o ano calendário. Para a declaração do IRPF em 2024, por exemplo, escolha o ano calendário de 2023;
- Selecione o tipo de benefício recebido;
- Baixe o arquivo em PDF.
Vale lembrar que, caso a pessoa não consiga usufruir do aplicativo, ela pode solicitar o extrato do INSS no seu banco de recebimento do benefício.
Como consultar o benefício do INSS?
Além do acesso ao extrato, o Meu INSS permite a consulta do benefício informando o CPF do beneficiário. Nesse espaço também é possível visualizar o nome do benefício e seu número. Esse procedimento também pode ser feito através do site do Meu INSS ou por meio de contato telefônico, pelo número 135.
Leia Mais: Calendário BPC 2024 Divulgado! Saiba Quando beneficiados Receberão!
Prazo para declaração do IRPF
Geralmente, o prazo para a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) se estende até o final de maio. Este ano, o imposto deve ser declarado por aqueles que tiveram rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 em 2023. Já aqueles que receberam um valor inferior a esse são isentos da declaração.
Leia Mais: INSS Desenvolve Ferramenta Inteligente para Detectar Fraudes em Atestados Médicos
Conclusão
Com o avanço tecnológico, a emissão do extrato do INSS tem se tornado um processo simples, rápido e acessível. Desta forma, o beneficiário consegue realizar a declaração correta do seu Imposto de Renda, evitando erros que possam gerar consequências futuras como multas ou processos judiciais. Além disso, dispõe de um maior controle sobre seus benefícios e obrigações fiscais.