MENOR Patamar da Inflação para Famílias de Baixa Renda é Atingido! VEJA
O INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), utilizado como indicação da inflação para famílias com renda entre 1 a 5 salários mínimos, registrou um aumento de 3,71% no ano de 2023. Essa porcentagem representa o menor nível atingido pelo índice desde 2018.
O anúncio foi feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira, dia 11 de janeiro de 2024.
O que contribuiu para o amento da inflação?

O INPC tem como característica dar maior peso aos alimentos na cesta de consumo das famílias. Em 2023, a alimentação em domicílio experimentou deflação, ou seja, queda de preços. Isso contribuiu para a diminuição da taxa anual do índice.
Leia mais: Saiba como solicitar o Benefício de Prestação Continuada (BPC) em 2024
Qual é a influência do salário mínimo disso?
O INPC também é usado como referência para ajustar o valor do salário mínimo e o piso dos benefícios previdenciários, como as aposentadorias. A correção é feita pela taxa acumulada de dezembro a novembro, que no ano de 2023 foi de 3,85%. Esse aumento reflete no salário mínimo que neste ano será de R$ 1.412.
- Salário mínimo foi reajustado em 3,85% em 2023
- Aumento reflete no poder de compra da população de baixa renda
Qual o impacto na população de baixa renda?
O Ministério chamou atenção para que a inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que impacta as famílias com renda mais baixa (de 1 a 5 salários mínimos), foi de 3,71% em 2023. Isso significa que o INPC, que serve como referência para o reajuste do salário mínimo e de benefícios previdenciários, também apresentou queda.
O que foi comentado?
A ministra Simone Tebet, por meio de sua conta na rede social X, comemorou o resultado do IPCA. Tebet ressaltou que a inflação, considerada a principal vilã dos mais pobres, ficou em 4,62% em 2023. Ela destacou que isso significa que os alimentos estão mais baratos, aumentando o poder de compra da população. A ministra também reforçou que o governo continuará fazendo o “dever de casa” para manter os bons resultados econômicos alcançados em 2023 também para o próximo ano.
- Ministra Simone Tebet comemorou o resultado do INPC
- Destaque para o fato de que a inflação para famílias de baixa renda foi menor
- Reforço do governo em manter os bons resultados econômicos
Leia mais: Como Emitir e Usar Extrato do INSS para do IRPF com o Aplicativo Meu INSS
Como ficou o cálculo do INPC e o IPCA?
O IBGE calcula o INPC desde 1979, e é destinado para famílias cuja renda mensal varia de 1 a 5 salários mínimos, sendo o chefe assalariado. O cálculo do INPC engloba as mesmas regiões do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).
O IPCA é calculado pelo IBGE desde 1980 e refere-se às famílias com rendimentos de 1 a 40 salários mínimos. Esse índice é aplicado em 10 regiões metropolitanas do país, além dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís, Aracaju e Brasília.