Prova de Vida MAIS Fácil! VEJA as Últimas mudanças para 2024!
A prova de vida do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), um procedimento obrigatório para aposentados, pensionistas e outros beneficiários, passou por reformulações significativas. Anteriormente, exigia-se que os segurados comparecessem anualmente às agências do INSS, realizando a biometria e apresentando documentos pessoais. No entanto, a partir de 2023, o processo ficou mais simplificado e acessível.
O que mudou na Prova de Vida em 2024?

Visando evitar fraudes e pagamentos indevidos, a prova de vida agora pode ser realizada de forma presencial ou digital. Não é mais responsabilidade do beneficiário sair de casa para o procedimento, pois o próprio INSS é encarregado da tarefa.
Desde o início de 2023, o INSS passou a utilizar o cruzamento de informações públicas sobre o cidadão para confirmar quem está vivo e pode continuar recebendo seus pagamentos. Essas informações são mantidas ou administradas por órgãos, entidades ou instituições públicas federais, estaduais e municipais, e até mesmo bases de dados privados que mantêm um acordo de cooperação com o INSS.
Leia mais: Como Emitir e Usar Extrato do INSS para do IRPF com o Aplicativo Meu INSS
Quais ações servem como prova de vida?
Diversas ações podem servir como prova de vida, como acessar o aplicativo Meu INSS com o selo ouro, realizar empréstimos consignados com reconhecimento biométrico, ser vacinado, votar nas eleições, entre outras. A atualização de informações em órgãos de trânsito, de segurança pública, ou mesmo no Cadastro Único, também são exemplos válidos.
Leia mais: Guia Prático: Como Usar o Simulador de Aposentadoria do Meu INSS
E se o INSS não conseguir fazer a prova de vida?
Neste caso, o beneficiário é automaticamente notificado pelos canais oficiais, seja pelo aplicativo Meu INSS, pela Central 135 ou por notificação bancária. Após a notificação, ele tem o prazo de 60 dias para realizar a prova de vida diretamente na agência bancária.
Desse modo, o INSS busca simplificar e tornar mais ágil o processo de prova de vida, garantindo a segurança e a correta destinação dos benefícios pagos pelo instituto, sempre visando facilitar a vida dos segurados e aprimorar os serviços prestados à população.