Jornal dia
Seu jornal de notícias

Nova carteira de Identificação nacional! Emita a SUA! Benefícios incríveis!

0

Notícia recente revela que mais de três milhões de brasileiros já possuem a nova Carteira de Identificação Nacional (CIN), documento que deverá, ao longo do tempo, substituir o RG. Com a adesão dos 24 estados brasileiros, a emissão desse documento foi iniciada nacionalmente na última quinta-feira, dia 11.

Importante salientar que a primeira via da CIN será gratuita e o processo para solicitação deverá ser feito presencialmente em um órgão de identificação, sendo necessária a apresentação de certidão de nascimento ou casamento e um documento contendo o CPF regularizado.

O que é a Carteira de Identificação Nacional?

A Carteira de Identificação Nacional (CIN) é um documento, disponibilizado em versão digital ou impressa, que traz como principal característica a unificação da identificação do cidadão usando apenas o número do CPF. A ideia é que, com o passar do tempo, este documento substitua gradativamente o RG.

Leia mais: SAIBA Evitar o Golpe da Prova de Vida online que ameaça aposentados!

Benefícios da Cédula de Identidade Nacional (CIN):

  1. Unificação de Identificação: Acaba com a duplicidade na identificação do cidadão, consolidando informações em um único documento.
  2. Acesso Simplificado a Serviços Públicos: Permite acesso facilitado a programas como Bolsa Família, registro no INSS, dados fiscais e tributários, prontuário do SUS, entre outros.
  3. Uso do CPF como Identificador Único: Utiliza o número do CPF como identificador único, simplificando processos e reduzindo a necessidade de múltiplos documentos.
  4. Inclusão de Crianças: Desde 2017, a inclusão do CPF na certidão de nascimento é obrigatória, permitindo a emissão da CIN para crianças.
  5. Itens de Segurança Avançados: Possui diversos elementos de segurança, cuja autenticidade pode ser verificada por meio do aplicativo Vio.

Qual a abrangência da CIN no país?

A emissão da CIN já está sendo realizada nos seguintes estados brasileiros: Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Leia mais: Concurso da Caixa Econômica 2024 com Vagas Lucrativas! Entenda como funciona!

Como emitir a Carteira de Identificação Nacional?

Para solicitar a emissão da CIN, o cidadão deve comparecer pessoalmente a um órgão do instituto de identificação. Neste momento, será necessário apresentar uma certidão de nascimento ou de casamento, além de um documento contendo o CPF regularizado.

Os procedimentos e metodologias de atendimento são definidos por cada estado. Após a emissão do documento físico, será disponibilizado também a versão digital.