Saiba COMO ter acesso à Tarifa Social na Conta de Energia! NÃO PERCA!
O estado de Tocantins oferece uma opção acessível de tarifa social em energia, onde mais de 99 mil famílias já estão aptas para solicitar o benefício. O programa requer uma atualização nos registros cadastrais dos beneficiários a cada dois anos.
As famílias com renda mensal igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa são elegíveis para esta tarifa social. Além disso, ter inscrição ativa no CadÚnico para Programas Sociais do Governo Federal e manter as informações atualizadas junto ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município onde mora, são requisitos fundamentais para a concessão do benefício.
Quem tem direito a Tarifa Social?

De acordo com a Energisa, companhia responsável pela distribuição de energia elétrica no estado, os quilombolas e indígenas podem ter até 100% de desconto na conta de energia. Há benefícios ainda para famílias com membros que possuem doenças cujo tratamento exige o uso contínuo de equipamentos elétricos. Neste caso, é preciso comprovação e a renda mensal deve ser de até três salários-mínimos.
O desconto concedido pelo benefício é proporcional ao consumo de energia elétrica do imóvel. Portanto, quanto menor o consumo, maior é o desconto. Para consumos de até 30 kWh mensais, o desconto é de 65%.
Leia mais: Aumento do Vale Gás para 2024? Saiba como se beneficiar!
Como solicitar a tarifa social?
Para solicitar a tarifa social, o contribuinte deve entregar os documentos necessários em uma agencia da Energisa, ou entrar em contato pelo telefone 0800 721 3330. Os interessados também podem solicitar informações pelo aplicativo Energisa ON.
Leia mais: Caixa confirma 7 pagamentos e 5 novos benefícios em 2024! Confira
Algum grupo têm vantagens especiais?
Conforme a Energisa, a empresa fornecedora de energia no estado, quilombolas e indígenas podem ter até 100% de desconto na conta de energia. Além disso, as famílias que possuem membros com doenças que requerem o uso contínuo de aparelhos elétricos para o tratamento, também têm direito ao benefício, desde que comprovado e que a renda mensal seja de até três salários-mínimos.
Com funciona o desconto da tarifa social?
O desconto proporcionado pelo benefício é proporcional ao consumo de energia elétrica do imóvel. Dessa forma, quanto menor o consumo, maior será o desconto. O cálculo funciona da seguinte maneira:
- Consumo de até 30 kWh mensais, o desconto é de 65%
- Consumo de 31 kWh a 100 kWh, o desconto é de 40%
- Consumo de 101 kWh a 220 kWh, o desconto é de 10%
- Consumo a partir de 221 kWh, o cliente não recebe o desconto
Já para os clientes quilombolas e indígenas, o cálculo é um pouco diferente:
- Consumo de até 50 kWh mensais, o desconto é de 100%
- Consumo de 51 kWh a 100 kWh, o desconto é de 40%;
- Consumo de 101 kWh a 220 kWh, o desconto é de 10%
- Consumo a partir de 221 kWh, não há desconto
A tarifa social na conta de energia permite uma economia significativa para as famílias de baixa renda, indígenas e quilombolas, fazendo uma grande diferença no orçamento mensal.