Moradia gratuita para beneficiários do Bolsa Família e BPC no Minha Casa Minha Vida!
A política habitacional brasileira passou por uma grande revolução no último ano com o anúncio de isenção de financiamento para milhões de beneficiários do programa Minha Casa Minha Vida. Isso significa que um grande número de pessoas que entrou no programa, e que pagava pequenas parcelas por sua casa, viu-se livre desta obrigação.
Minha Casa Minha Vida em 2023: novidades e metas

De acordo com informações do Ministério das Cidades, o programa Minha Casa Minha Vida foi retomado em 2023 com planos robustos. A meta é financiar aproximadamente 2 milhões de imóveis até 2026. Para atender a esta ambição, várias obras foram reiniciadas e novos benefícios foram anunciados.
Leia Mais: Solicite sua cesta básica com ajuda do bolsa família! Confira
Quem pode se beneficiar da isenção do Minha Casa Minha Vida?
O Minha Casa Minha Vida é dividido em diferentes faixas de renda, com cada um delas tendo acessos distintos também em relação a juros e subsídios. Entretanto, a gratuidade anunciada em 2022 não levou em conta a faixa de renda, mas sim os benefícios assistenciais que a pessoa recebe.
Logo, os beneficiários do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), cujo contrato de financiamento esteja no nome deles, foram liberados das parcelas da casa.
Leia Mais: Governo libera indenização de até R$ 15 MIL pelo auxílio Brasil! Confira se você tem direito!
Isenção automática para beneficiários do Bolsa Família e BPC
Não é preciso solicitar a isenção de pagamento àqueles que cumprem as condições estabelecidas, ou seja, que recebem o Bolsa Família ou BPC. O procedimento é feito automaticamente, sem precisar de qualquer solicitação, através do cruzamento de dados.
Isto é, caso o beneficiário do financiamento esteja no Cadastro Único e caso receba algum dos benefícios supracitados, a remissão das parcelas do financiamento é feita automaticamente. Isso vale tanto para quem já iniciou o financiamento, quanto para quem ainda fará a contratação.
Sem dúvida, essa medida foi uma grande vitória para milhões de brasileiros que sonham com a casa própria e que agora têm a chance de realizá-lo sem as preocupações das parcelas habitacionais.