Previsão de aumento na conta de luz para 2024 pode impactar orçamentos brasileiros
A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) prevê um reajuste de 5,6% na tarifa de energia elétrica em 2024, que faz uso do termo técnico, “Conta de Luz“. A alta proposta deve superar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que tem uma estimativa de 3,9% para o mesmo ano.
Qual motivo por trás do aumento na conta de luz?

Sandoval Feitosa, diretor-geral da Aneel, citou algumas justificativas para o reajuste sugerido. Entre elas, destaca-se a expansão da rede de energia, motivada pelo desenvolvimento natural do país, e os encargos setoriais, delimitados pelo governo brasileiro e pelo Congresso Nacional. Em 2023, a agência havia previsto uma alta de 6,8% na tarifa de energia, porém, o aumento efetivo foi de 5,9%.
Leia mias: Moradia GRATUITA através do minha casa minha vida? Confira
Como é definido o valor da conta de luz?
O processo de medir a conta de luz é feito por um aparelho chamado medidor de energia elétrica. O medidor é instalado na entrada da sua casa ou empresa e mede a quantidade de energia elétrica consumida.
O medidor é composto por um disco giratório movido pela corrente elétrica. Quanto mais energia elétrica for consumida, mais rápido o disco girará.
O disco é conectado a um contador que registra a quantidade de voltas que ele dá. O contador é calibrado para converter as voltas do disco em unidades de energia elétrica, como quilowatts-hora (kWh).
O medidor é lido por um funcionário da empresa de energia elétrica a cada dois meses. O funcionário registra a leitura do medidor e envia os dados para a empresa.
A empresa de energia elétrica usa os dados da leitura do medidor para calcular o valor da sua conta de luz. O valor da conta é calculado multiplicando a quantidade de energia elétrica consumida pelo preço do kWh.
O processo de medição da conta de luz é feito de forma automática pela maioria das empresas de energia elétrica. No entanto, em algumas áreas, ainda é necessário que um funcionário da empresa faça a leitura do medidor manualmente.
Leia mias: Aumento no PAGAMENTO de quem é BPC? Confira calendário 2024!
Chuvas intensas e a influência na tarifa de energia
Feitosa também se pronunciou sobre as fortes chuvas que acometeram, principalmente, os estados de São Paulo e Rio Grande do Sul nas últimas semanas. As tempestades resultaram em um corte na distribuição de energia em diversas regiões, deixando muitos cidadãos sem luz.
Diante disso, o diretor-geral esclareceu que os consumidores afetados pela interrupção do fornecimento de energia devem ser ressarcidos e as empresas responsáveis pelo apagão, multadas.
Essa previsão de aumento na tarifa de energia elétrica para 2024 acende um alerta para a população brasileira, que já enfrenta uma crise econômica agravada pela pandemia do Covid-19. Portanto, é importante que os consumidores estejam cientes dessa situação e busquem maneiras de economizar energia para atenuar o impacto do reajuste em seus orçamentos.