Presidente sanciona Lei Orçamentária 2024! 50 mil vagas em concursos públicos!
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei Orçamentária, posteriormente aprovada pelo Congresso Nacional em dezembro de 2023, que provisiona 50.618 vagas para contratação por meio de concursos públicos em 2024.
A grande maioria, 47.251 das vagas, serão preenchidas por candidatos já aprovados em concursos. As outras 3.367 vagas são voltadas para a criação de novas posições na administração pública. No entanto, isso não significa que todas as vagas serão preenchidas. Trata-se de uma medida preliminar que depende de regulamentações futuras para que as vagas possam ser efetivamente disponibilizadas.
Categorias de empregos a serem preenchidos!

As vagas estão distribuídas da seguinte maneira:
- Poder Executivo: 40.752 vagas, sendo 197 para criação e 40.555 para provimento;
- Poder Judiciário: 8.759 vagas, sendo 3.055 para criação e 5.704 para provimento;
- Poder Legislativo: 618 vagas, com 24 para criação e 594 vagas para provimento;
- Defensoria Pública da União: 134 vagas (91 para criação e 43 para provimento);
- Ministério Público da União: 355 vagas (todas para provimento).
No entanto, o documento publicado no Diário Oficial da União (DOU) não detalha quais cargos serão preenchidos. O texto também não autoriza a realização de concursos. Os números são uma estimativa para a criação ou provimento de carreiras em órgãos públicos federais.
Leia mais: PIS/PASEP 2024 adiantado: Saiba como receber o Beneficio!
Concurso Nacional Unificado com 6000 vagas em uma única prova!
Além disso, o governo federal anunciou no ano passado a criação do Concurso Nacional Unificado (CNU), que pretende oferecer 6.640 vagas em uma única prova. Conforme os dados obtidos pelo GLOBO, 5.948 dessas vagas são para posições de nível superior e os restantes 692 são para vagas de nível médio.
As inscrições para o CNU foram abertas no dia 19 de janeiro e se encerram no dia 9 de fevereiro. Os candidatos podem conferir as opções por faixa salarial e nível de instrução (ensino médio ou superior) por meio de uma ferramenta.
Vantagens do concurso publico
Existem várias vantagens em se realizar um concurso público, tanto para o candidato quanto para a sociedade em geral. Aqui estão algumas das principais vantagens:
- Estabilidade Profissional: Uma das vantagens mais atrativas dos concursos públicos é a estabilidade no emprego. Uma vez aprovado e nomeado, o servidor público desfruta geralmente de uma carreira estável e segura, com garantias de permanência no cargo, desde que cumpra as obrigações e deveres estabelecidos.
- Remuneração e Benefícios: Os salários oferecidos nos cargos públicos geralmente são atrativos e acompanhados de benefícios como plano de saúde, previdência, auxílio-alimentação, entre outros, que contribuem para uma boa qualidade de vida.
- Progressão na Carreira: Muitos órgãos públicos oferecem planos de carreira estruturados, que permitem ao servidor progredir em termos de remuneração e responsabilidades ao longo do tempo, mediante critérios de avaliação de desempenho e capacitação.
- Segurança Jurídica: Os concursos públicos seguem critérios claros e objetivos de seleção, garantindo transparência e imparcialidade no processo. Isso proporciona segurança jurídica aos candidatos e evita práticas de nepotismo e favorecimento.
- Estabilidade Financeira: Além da estabilidade no emprego, os servidores públicos costumam ter uma maior segurança financeira, já que os salários são pagos pelo Estado, que geralmente é uma fonte estável de recursos.
- Possibilidade de Contribuir para o Bem Comum: Trabalhar no setor público oferece a oportunidade de contribuir para o bem-estar da sociedade e para o desenvolvimento do país, por meio da prestação de serviços essenciais nas áreas de saúde, educação, segurança, entre outras.
Essas são apenas algumas das vantagens associadas aos concursos públicos, que os tornam uma opção atraente para muitos profissionais em busca de estabilidade e realização profissional.