Jornal dia
Seu jornal de notícias

ProUni 2024: inscrições abertas com inclusão de estudantes de escolas particulares!

0

A partir desta segunda-feira (29), estão abertas as inscrições para o Programa Universidade Para Todos (ProUni 2024) para o primeiro semestre.

A grande novidade este ano, no entanto, é a inclusão no programa de alunos que estudaram em escola particular, com ou sem bolsa. Anteriormente, apenas alunos da rede pública podiam participar.

Para se inscrever, os interessados ​​devem acessar o Portal Acesso Único, utilizando o login Gov.br com CPF e senha, até quinta-feira, 1o de fevereiro. O ProUni 2024 oferece bolsas de estudo integrais (100% da mensalidade) e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior.

Para participar, é necessário ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022 ou 2023, alcançando média mínima de 450 pontos nas áreas de conhecimento e nota superior a zero na redação.

Calendário do ProUni 2024

ProUni 2024: inscrições abertas com inclusão de estudantes de escolas particulares!
ProUni 2024: inscrições abertas com inclusão de estudantes de escolas particulares!

As inscrições para o ProUni 2024 acontecem de 29 de janeiro a 1o de fevereiro. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 6 de fevereiro, e o da segunda chamada no dia 27. A manifestação de interesse na lista de espera acontece nos dias 14 e 15 de março, com o resultado divulgado no dia 18 de março.

Leia mais: Inscrições Abertas: Concurso Funsau Oferece 279 Vagas com salarial de mais de R$ 3 mil?

Inscrições para o ProUni 2024

As inscrições para o ProUni 2024 deverão ser realizadas através do site do programa. O processo consiste em fazer o login/cadastro na sua conta acesso.gov.br com CPF e senha, preencher seus dados pessoais e escolher duas opções de curso/instituição e modalidade de concorrência e acompanhamento da inscrição.

Leia mais: Novo benefício do bolsa família: solicite o Vale Gás a partir de fevereiro!

O que é o ProUni?


O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do governo federal brasileiro, criada em 2004, visando conceder bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior do país.

O programa é destinado a estudantes de baixa renda que tenham cursado o ensino médio completo em escolas públicas ou em escolas privadas como bolsistas integrais.

As bolsas integrais cobrem 100% das mensalidades do curso, enquanto as bolsas parciais cobrem 50% do valor. Os candidatos devem atender a critérios de renda familiar e de desempenho acadêmico estabelecidos pelo programa.

O Prouni realiza duas edições por ano, no início de cada semestre letivo, e os candidatos podem concorrer às bolsas por meio da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e atendendo aos requisitos estabelecidos pelo programa. O Prouni pretende facilitar o acesso ao ensino superior e promover a inclusão social por meio da educação.

Quem pode participar?

Podem se inscrever no ProUni 2024 todos os estudantes que concluíram o ensino médio e prestaram o Enem nos últimos dois anos.

A partir do segundo semestre de 2022, o programa passou a aceitar a participação de estudantes que frequentaram escolas particulares, mesmo que não tenham recebido bolsa de estudos, além dos estudantes da rede pública.

Para candidatar-se a bolsas integrais, o pré-selecionado deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo.

Já para a bolsa parcial, a renda mensal per capita exigida é de até 3 salários mínimos. Além disso, têm direito a participar do ProUni os professores da rede pública no efetivo exercício do magistério da educação básica e que integram o quadro de pessoal permanente de instituição pública.