INSS Busca Resolver Atrasos em Pedidos de Benefícios com Mutirão
Visando a celeridade na análise de pedidos de Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) promoverá neste fim de semana (dias 5 e 6) um mutirão em Macaé, no Norte Fluminense. A repercussão desta medida é extremamente significativa para as pessoas com deficiência que aguardam a resolução dos seus benefícios pendentes.
Apesar da implementação deste mutirão, não se realizarão perícias médicas nos dias do evento. O local para estas ações é a unidade do INSS situada na Rua Francisco Portela 569, no Centro de Macaé.
Leia Em Seguida: Ponto de Interrogação no Coaf: Investigações Sobre Bolsonaro em Pauta
O que motivou a realização do mutirão do INSS?

De acordo com o órgão, a iniciativa visa reduzir a fila de benefícios pendentes de avaliação social. Conforme dados do portal da transparência do INSS, o BPC/Loas para pessoas com deficiência ostentava a segunda maior fila em junho, acumulando 437.077 pedidos em aberto. A maioria dos requerimentos tem um tempo médio de espera de até 180 dias (ou seis meses).
Leia Em Seguida: Presidente Lula Desafia Projeções do FMI com visão otimista sobre Economia Brasileira
Já ocorreram mutirões como este em outros estados?
Seguindo a mesma ideia, esta ação já foi implementada em municípios onde o tempo de espera pela análise supera os 45 dias. Cidades como Montes Claros (MG), Caruaru (PE) e Juazeiro do Norte (CE) já receberam os mutirões de análise do INSS.
Como os beneficiários podem participar do mutirão?
Para ter acesso a essa oportunidade, o cidadão deve realizar um prévio agendamento para uma das datas disponíveis. Esse procedimento se dá através da central telefônica 135 do INSS, que opera de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. Na Baixada Fluminense, a unidade de Duque de Caxias também receberá um mutirão para diligenciar a realização de perícias médicas.