INSS Garante: prova de vida não irá suspender os benefícios! Confira
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) se pronunciou na última sexta-feira a respeito da situação dos aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração que, devido às complicações provocadas pela pandemia, não conseguiram fazer a prova de vida presencial. Estes não terão seus benefícios revogados, garantiu a instituição.
Processo de Prova de Vida passará por mudanças
Segundo informações do próprio INSS, com a intenção de dar continuidade ao processo de prova de vida, haverá uma busca ativa aos beneficiários.
Isso quer dizer que aqueles que não foram identificados durante o cruzamento de dados receberão em suas residências representantes autorizados pelo INSS.

O trâmite normal, que incluiria o deslocamento do beneficiário até o banco ou à uma agência previdenciária, não será necessário neste caso.
Leia mais: Inscrições para Concurso do Banco Central com Salário de R$ 20,9 mil estão abertas!
Comunicado sobre a prova de vida
Uma notificação enviada recentemente pelo aplicativo “Meu INSS” e por instituições bancárias gerou uma procura acima do comum nas agências do INSS.
A mensagem foi direcionada especificamente para 2,9 milhões de segurados, nascidos nos meses de janeiro e fevereiro, que não tiveram suas informações validadas no processo de cruzamento de dados.
Leia mais: Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida, garantem moradia gratuita em 2024! VEJA!
Quem precisa realizar a prova de vida?
Todo ano, mais de 4,3 milhões de beneficiários são chamados pelo INSS para realizar a prova de vida. Atualmente, o comunicado ocorre por meio do aplicativo “Meu INSS“, pelo atendimento pelo telefone 135, ou ainda por meio de notificações enviadas pelos bancos.
Como realizar a prova de vida?
Presencialmente:
- Agência do INSS: mediante agendamento prévio.
- Banco pagador: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil ou Bradesco (consulte os bancos conveniados em sua região).
Online:
- Aplicativo gov.br:
- Baixe o aplicativo gov.br e faça login com sua conta gov.br.
- Na tela inicial, acesse “Serviços” e selecione “Prova de vida”.
- Siga as instruções na tela para realizar o reconhecimento facial.
- Terminais de autoatendimento dos bancos:
- Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil ou Bradesco (consulte os bancos conveniados em sua região).
- Utilize sua biometria (digital ou facial) para realizar a prova de vida.
Inovações no procedimento da prova de vida
Existem hoje diversas maneiras de realizar a prova de vida do INSS, desde pessoalmente até online, por meio do aplicativo do INSS ou nos terminais de autoatendimento dos bancos mediante biometria. Desde o ano passado, com a popularização dos smartphones, os segurados também conseguem realizar o processo por meio da biometria facial pelo celular.
Implicações da não realização da prova de vida
O não cumprimento deste processo poderá levar ao bloqueio temporário do benefício. Contudo, durante este período o beneficiário ainda poderá realizar a prova de vida pelo aplicativo ou site “Meu INSS”, através dos canais de atendimento do seu banco ou em uma das agências do INSS.