Conheça suas Opções: As 14 Modalidades de Saque do FGTS
Para todo trabalhador brasileiro de carteira assinada, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício de grande importância. Criado pela Lei nº 5.107 em 1967, o FGTS é destinado à concessão de segurança e estabilidade financeira a tais trabalhadores. Mas você sabe quais são as modalidades de saque e como consultar o saldo do Fundo?
É importante ressaltar que o FGTS é acumulado por meio de depósitos mensais feitos pelo empregador, na proporção de 8% do salário do colaborador. O saque, porém, só pode ser feito pelo titular da conta, em situações específicas, que variam desde demissões sem justa causa até casos de calamidade pública.
Quem tem direito ao FGTS?

Além dos trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), possuem direito ao Fundo: trabalhadores rurais, inclusive safreiros; contratados em regime temporário ou intermitente; trabalhadores avulsos; diretores não empregados; empregados domésticos ou atletas profissionais. O direito ao Fundo se dá em situações específicas, como: ser dispensado sem justa causa; aposentadoria; doenças graves; e a compra de casa própria.
Quais são as modalidades de saque do FGTS?
Atualmente, o Fundo apresenta cerca de 14 modalidades de saque, que abrangem diversos cenários, tais como a rescisão do contrato de trabalho, aposentadoria, ocorrência de calamidades e muitos outros. No entanto, é imprescindível destacar que há a possibilidade de resgatar os valores do FGTS sem a necessidade de demissão — uma vez cumpridos determinados requisitos, o trabalhador pode usufruir do benefício sem interromper o exercício de sua função profissional.
Leia Em seguida: Questões Pessoais ou Profissionais? Bolsonaro Quer Mãe de neta no Comando da InvestSP
Como consultar o saldo do FGTS?
Existem duas maneiras simples de consultar o saldo do Fundo: por meio do aplicativo do FGTS ou via internet banking, para quem é cliente da Caixa Econômica Federal. Aqui estão as instruções básicas para verificar o saldo em cada um desses canais:
No aplicativo: basta acessar o app e selecionar a conta desejada para visualizar o extrato.
No internet banking da Caixa: após acessar o site, é preciso ir até a seção “FGTS” e, em seguida, selecionar “Extrato Completo”.
Podem acessar o extrato todos os trabalhadores com direito ao benefício, desde que cumpram os requisitos já mencionados.
Como acompanhar o saldo do FGTS?
Os trabalhadores podem acompanhar o extrato do FGTS por meio de SMS enviado diretamente pela Caixa Econômica. O cadastro pode ser feito gratuitamente pelo aplicativo do benefício. Dessa forma, é possível receber informações mensais e semestrais sobre os depósitos efetuados pelo empregador e a atualização do saldo, bem como sobre a disponibilidade de saque.