Jornal dia
Seu jornal de notícias

Novidades no Empréstimo Consignado para Beneficiários do Bolsa Família

0

Em setembro de 2022 o Governo Federal autorizou o empréstimo consignado para os beneficiários do Bolsa Família, uma mudança significativa que afetou mais de 20 milhões de famílias brasileiras beneficiadas pelo antigo Auxílio Brasil. Esta medida ofereceu uma alternativa para essas famílias alcançarem uma maior estabilidade financeira.

Esse tipo de empréstimo proporciona comodidade e praticidade para os beneficiários, visto que o pagamento das parcelas é efetuada automaticamente, sendo descontada diretamente do valor do benefício. No entanto, a concessão do empréstimo para os beneficiários do Bolsa Família foi pausada no dia 12 de janeiro de 2023 para que regras pudessem ser revistas.

Quem Podia Solicitar o Empréstimo Consignado do Bolsa Família?

Novidades do Bolsa Família em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).
Novidades do Bolsa Família em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).

Antes da suspensão, qualquer beneficiário do Bolsa Família poderia solicitar o empréstimo consignado, desde que atendesse à algumas normas. Dentre elas estavam: ter recebido no mínimo três parcelas do benefício; ser o responsável familiar pelo benefício do Bolsa Família; ter margem consignável disponível em valor suficiente; e não possuir nenhuma pendência de comparecimento às convocações do Ministério da Cidadania.

Qual era o Valor do Empréstimo Concedido?

O valor máximo concedido para o Empréstimo Bolsa Família era de R$ 2.569, com um valor mensal que não poderia ultrapassar R$ 30. Importante reforçar que esses valores podem passar por atualizações como parte das mudanças nas regras do programa.

Leia Em Seguida: Conheça suas Opções: As 14 Modalidades de Saque do FGTS

Empréstimo Consignado para Bolsa Família: As Novas Regras

Com o objetivo de evitar que as famílias beneficiadas pelo Bolsa Família se tornassem superendividadas, o Governo Federal fez algumas alterações nas porcentagens que envolvem essa linha de crédito e nas taxas de juros. Dentre as principais mudanças, agora a parcela do empréstimo tem um teto de 5% do benefício por mês; o número máximo de parcelas seguidas foi reduzido para 6; e a taxa de juros mensal caiu para 2,5% ao mês.

Leia Em Seguida: Projeto do governo pode encerrar FGTS Consignado: entenda como isso te afeta!

Programa Progredir: Uma Alternativa ao Empréstimo Consignado do Bolsa Família

Enquanto o novo modelo de empréstimo consignado do Bolsa Família não é liberado, os beneficiários ainda podem recorrer ao programa Progredir que oferece microcrédito para aqueles que estão cadastrados no Cadastro Único. Portanto, mesmo em meio às mudanças, ainda há alternativas que podem ajudar as famílias que necessitam de um reforço financeiro.