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NOVOS Valores do BPC! VEJA Valor e Como Solicitar!

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O ano de 2024 chega com várias atualizações financeiras importantes, uma delas é o reajuste no valor do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Este benefício, que é concedido a idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência (PCD) que comprovam a impossibilidade de manter a própria subsistência, sofreu um aumento.

O que mudou no valor do BPC em 2024?

Em decorrência do recente aumento do salário mínimo, o valor do BPC sofreu uma elevação, passando a ser de R$ 1.412. No entanto, é importante ressaltar que as condições para a obtenção do benefício permanecem inalteradas.

NOVOS Valores do BPC! VEJA Valor e Como Solicitar!
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Quem tem direito ao BPC?

Para ser elegível ao BPC, é preciso enquadrar-se em um dos seguintes requisitos:

  • Possuir idade igual ou superior a 65 anos;
  • Ser pessoa com deficiência (PCD) de qualquer idade;
  • Ter qualquer idade e ser portador de uma patologia grave que cause limitações ou reduza a capacidade de trabalhar e viver de forma independente;
  • A renda familiar per capita deve ser menor ou igual a 1/4 do salário mínimo;
  • Estar cadastrado no Cadastro Único (CadÚnico).

Como solicitar o benefício BPC?

O benefício pode ser solicitado a partir do aplicativo ‘Meu INSS’. Após fazer o login na plataforma, basta clicar em ‘Novo pedido’, selecionar ‘Benefício assistencial’ e escolher o benefício de interesse.

Para indivíduos que precisam de auxílio, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios estão prontos para prestar assistência e informações sobre o processo de solicitação do BPC.

É necessário estar inscrito no CadÚnico para ter acesso ao benefício, pois é por meio desse registro que a documentação dos requerentes será validada.

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Como consultar o andamento do benefício BPC?

Para acompanhar o progresso do pedido, os interessados podem acessar tanto o site quanto o aplicativo ‘Meu INSS’. Nas plataformas, é possível consultar as solicitações, agendar avaliações médicas e sociais, além de enviar e receber documentos.

Outra alternativa para a consulta do benefício é a Central 135, por meio de ligação gratuita, onde o titular deve informar o CPF para ter acesso às informações. Caso a opção seja por um atendimento presencial em uma das agências do INSS, é preciso fazer o agendamento antecipado por telefone, site ou aplicativo.