Jornal dia
Seu jornal de notícias

NOVA CNH: Entenda as 14 Categorias

0

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) lançou uma nova versão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), aprimorada para prevenir fraudes e com um layout renovado, trazendo novas categorias que têm confundido muitos motoristas.

O que são as novas categorias da CNH?

Além das cinco categorias tradicionais conhecidas por todos (A, B, C, D e E), foram incluídas na nova CNH as denominações:

  1. B1;
  2. C1;
  3. D1;
  4. BE;
  5. CE;
  6. C1E;
  7. DE;
  8. D1E;

Portanto, agora temos um total de 14 categorias possíveis, incluindo a ACC, uma autorização especial para condutores de ciclomotores de até 50 cilindradas.

CNH
CNH

É necessário renovar a CNH?

O Denatran esclarece que não há necessidade de renovar a CNH apenas para se enquadrar nas novas nomenclaturas estabelecidas pela Resolução 886/21 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Leia mais: Guia Completo sobre a Declaração do Imposto de Renda para MEI em 2024!

Qual o motivo da criação das novas categorias?

A introdução dessas novas categorias na CNH teve como objetivo adequar o documento brasileiro ao padrão internacional. Assim, facilita-se a fiscalização da carteira de habilitação por agentes de trânsito estrangeiros, já que as novas subdivisões correspondem às categorias já usadas em muitos outros países.

O Brasil ainda tem as 5 categorias ‘oficiais’ de CNH?

Sim! De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu Artigo 143, as 5 categorias de CNH “oficiais” no Brasil continuam vigentes. Por exemplo, um motorista com habilitação categoria B não precisará se adequar à categoria BE (carro com mais um eixo de engate) a menos que pretenda dirigir uma picape RAM 3500, que está classificada na categoria C.

As mudanças na CNH geraram muitas dúvidas entre os motoristas, mas esperamos que este artigo tenha ajudado a esclarecê-las e oferecido tranquilidade para aqueles que estavam preocupados com a possibilidade de precisar refazer exames para renovar a carteira.

Leia mais: Minha Casa Minha Vida 2024: Descubra Como Fazer Sua Inscrição e Qualificar-se!