Entenda como funciona e as vantagens do saque-aniversário do FGTS!
Com a chegada do saque-aniversário do FGTS, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como essa nova opção funciona e quais benefícios pode oferecer. Basicamente, o saque-aniversário é um novo sistema que possibilita o acesso parcial ao saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) todo ano, no mês do seu aniversário.
A diferença desta modalidade para o saque-rescisão, é que no saque-aniversário, o trabalhador pode retirar uma parte do fundo anualmente, enquanto no saque-rescisão, o trabalhador só tem direito ao saque total da conta se for demitido sem justa causa. Importante salientar que a escolha pelo saque-aniversário não previne o uso do FGTS para aquisição de casa própria ou aposentadoria.
Como funciona a adesão e qual o calendário de saques?
Para escolher pela modalidade saque-aniversário, é necessário realizar um cadastro no aplicativo oficial do FGTS ou diretamente em uma agência da Caixa Econômica Federal. Vale lembrar que após se optar pelo saque-aniversário, você só poderá retornar para a modalidade saque-rescisão após dois anos.
O calendário de saques é organizado conforme o mês de aniversário do trabalhador, portanto é fundamental acompanhar as datas divulgadas pela Caixa.

Quanto é possível sacar no FGTS?
O valor disponível para o saque depende diretamente do saldo da conta do FGTS. Quanto maior o saldo na conta, maior será o valor que o trabalhador poderá sacar. Para saldos superiores a R$ 20.000,00, é possível retirar uma parcela adicional de até R$ 2.900,00.
Leia Mais: Revisão do CadÚnico vai mudar o Bolsa Família! VEJA!
Quais as Instruções da Caixa Econômica Federal para o saque-aniversário?
Segundo recomendações da Caixa, os saques devem ser realizados por meio do aplicativo do FGTS, no qual é possível transferir os recursos para qualquer conta em nome do trabalhador, sem custo adicional. Caso o trabalhador possua o Cartão cidadão, o saque poderá ser efetuado em casas lotéricas ou nos terminais de autoatendimento da Caixa.
Deve-se considerar que a escolha pela modalidade saque-aniversário deve ser bem planejada, observando as necessidades financeiras e planos futuros do trabalhador. É aconselhável avaliar com cautela as vantagens e possíveis desvantagens antes de optar por essa modalidade.
Para mais informações sobre o saque-aniversário do FGTS, os trabalhadores podem entrar em contato diretamente com a Caixa Econômica Federal ou acessar o site oficial do FGTS, onde encontrarão mais detalhes sobre as regras, a documentação necessária e outras informações importantes para tomar a decisão que melhor se adapta ao seu perfil.
Leia Mais: Desenrola para MEI e pequenas empresas? VEJA Anúncio do Governo!