Minha casa Minha Vida facilitada com o FGTS futuro! Entenda!
O programa Minha Casa Minha Vida viabiliza a aquisição de imóveis utilizando o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), proporcionando moradia digna para famílias de baixa renda. Em 2021, foi introduzido o FGTS Futuro, que permite utilizar parte do saldo do FGTS para quitar parcelas de financiamento habitacional no futuro, inclusive os adquiridos pelo Minha Casa Minha Vida.
O que é o FGTS Futuro?
Previsto para começar em março, o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) Futuro é uma nova modalidade de utilização do FGTS. Está em estudo pelo governo e terá como objetivo ajudar os beneficiários do programa Minha Casa Minha Vida a conquistarem a casa própria.
Segundo Victorino Costa, especialista em questões habitacionais, o programa deve ser implementado em até 90 dias após a publicação das normas operacionais pela Caixa Econômica Federal.

Leia mais: ENTENDA como funciona o CPF Digital e SAIBA o passo a passo para solicitar!
Como funcionará o FGTS Futuro com o Minha casa Minha vida?
A principal dificuldade é garantir que a população de baixa renda tenha acesso deste tipo de financiamento. Isso porque pessoas com menores rendas e maiores gastos essenciais encontram dificuldades para fechar contratos de financiamentos. Entre as características do FGTS Futuro, estão:
- Objetivo de facilitar a aquisição da casa própria para famílias de baixa renda, especialmente as beneficiárias do programa Minha Casa Minha Vida.
- Estimativa de beneficiar cerca de 60 mil famílias com renda de até dois salários-mínimos anualmente.
- Permitir que os beneficiários utlizem os recursos do FGTS Futuro como entrada para a compra de imóveis.
- Incentivo ao acesso à moradia digna para famílias de baixa renda, visando a redução do déficit habitacional no país.
Cabe ressaltar que este programa ainda está em desenvolvimento e mais detalhes sobre seu funcionamento devem ser divulgados conforme avançam as discussões.
Quem pode ser beneficiado pelo FGTS Futuro?
Entre os trabalhadores que têm direito ao FGTS estão os regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), trabalhadores rurais, temporários, intermitentes, avulsos, atletas profissionais e safreiros. Esses trabalhadores têm direito ao depósito mensal feito pelo empregador em uma conta vinculada em seu nome.
O valor é correspondente a 8% do salário bruto que pode ser sacado em situações específicas, como em caso de demissão sem justa causa, aquisição da casa própria, entre outras.
Leia mais: Adicional de R$ 900 no Bolsa Família! Saiba Receber, NÃO PERCA!
Como é feita a adesão ao FGTS Futuro?
Para aderir ao FGTS Futuro, o trabalhador precisa apenas informar ao banco, durante o financiamento imobiliário, sua intenção de entrar no programa. Além disso, deverá informar os valores que serão transferidos automaticamente pela Caixa para a conta vinculada ao seu nome no Fundo de Garantia. O valor é equivalente a 8% do salário do trabalhador e poderá ser utilizado para complementar as prestações do financiamento.
Como vai funcionar o FGTS Futuro para as pessoas de Baixa Renda?
Embora o FGTS Futuro ainda esteja sendo avaliado e implantado, já se mostra uma nova esperança para as famílias de baixa renda sonhadoras em ter a casa própria. Isso porque muitos veem no financiamento habitacional a única forma de realizar esse sonho. Agora, é preciso aguardar para saber, de fato, se esse programa será efetivo e como funcionará na prática.