Programa de Auxílio Moradia é AUTORIZADO! Saiba se VOCÊ se Qualifica!
O governo de São Paulo aprovou recentemente o auxílio moradia para famílias que, por necessidade, precisam trocar de residência. Este benefício está inserido em um pacote de ações governamentais voltadas para a assistência habitacional e o bem estar dos cidadãos.
O auxílio, que se apresenta em duas modalidades diferentes, é destinado para aqueles que se encontram inseridos em uma das duas situações: sofreram consequências de desastres naturais que obrigaram a uma mudança emergencial, como chuvas fortes ou enchentes, ou necessitam se deslocar temporariamente por conta de intervenções governamentais.
Como funciona o Auxílio Moradia?
O Abono Salarial PIS/PASEP é um benefício anual pago a trabalhadores que:
- Possuem carteira assinada há pelo menos cinco anos;
- Receberam em média até dois salários mínimos de remuneração mensal durante o ano-base;
- Exerceram atividade remunerada por pelo menos 30 dias no ano-base, consecutivos ou não.
O valor do Abono Salarial é equivalente a um salário mínimo por ano, mas pode ser proporcional ao tempo de serviço do trabalhador no ano-base.
Para receber o Abono Salarial, o trabalhador precisa:
- Estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos;
- Ter tido seus dados informados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) pelo empregador;
- Solicitar o benefício dentro do prazo estabelecido pelo Governo Federal.
O Abono Salarial pode ser solicitado pelo Caixa Tem, pelo site da Caixa Econômica Federal ou pelo aplicativo do banco.
O calendário de pagamento do Abono Salarial é definido pelo Governo Federal a cada ano.
Em 2024, o pagamento do Abono Salarial começou em fevereiro e vai até dezembro.

Leia mais: MEIs: Prazo para declarar faturamento à Receita Federal termina em 31 de Maio!
Como solicitar o Auxílio Moradia?
Não é necessário fazer uma inscrição para solicitar o benefício, entretanto, alguns requisitos devem ser cumpridos. Entre eles: ter sido vítima de emergência ou calamidade atestada pela Defesa Civil Municipal e indicada pelo município; não possuir imóvel em qualquer parte do território nacional; não ter usufruto de qualquer propriedade e não ter tido atendimento anterior em Programas Habitacionais.
O valor do benefício é usado para custear despesas com o aluguel do novo imóvel ou, em casos de mudança para a residência de familiares, para cobrir as despesas extras geradas pela nova situação, como contas de luz e água.
O pagamento é realizado através do programa Bolsa do Povo e o cartão para o recebimento é emitido pelo Banco do Brasil, facilitando assim a vida dos beneficiários.
Leia mais: Imposto de Renda 2024: 6 Conselhos essenciais para escapar da malha fina!
Qual a importância desse auxílio para os brasileiros?
O auxílio moradia vem para suprir uma demanda crescente em nosso país, sobretudo para as famílias de baixa renda que, muitas vezes, se veem desamparadas em momentos de crises, como enchentes ou desmoronamentos.
Além disso, ao custear despesas inesperadas geradas por uma mudança residencial necessária, este programa desafoga o orçamento de numerosas famílias, aliviando o peso financeiro e proporcionando um pouco mais de estabilidade e segurança.
Se você se encaixa nos requisitos deste programa, não perca tempo e solicite o seu benefício. Proteger o lugar em que vivemos é fundamental para nossa qualidade de vida e tranquilidade.
Portanto, este é apenas um exemplo de como os programas sociais, sobretudo os focados em assistência habitacional, são fundamentais para a população que mais precisa. E esperamos que, cada vez mais, iniciativas como estas se multipliquem e alcancem quem mais precisa, para que todos tenham um lugar seguro e digno para chamar de lar.