Saque Calamidade do FGTS: Como solicitar e quem tem direito? Confira aqui!
A Caixa Econômica Federal, o principal agente responsável pela gestão dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), anunciou a liberação de mais uma rodada do “saque calamidade” do FGTS. Este tipo de saque é habilitado aos residentes das cidades ou regiões onde é decretado estado de calamidade ou emergência.
Leia mais: Concurso Anatel: saiba como concorrer a uma das 50 vagas para Especialista em Regulação!
Como funciona o saque calamidade FGTS?

O saque calamidade é uma das modalidades de retirada dos recursos do FGTS. Para ter direito a essa opção, é necessário residir em um município que tenha sido reconhecido como área de calamidade pública ou situação de emergência. Além disso, o cidadão precisa ter saldo disponível na conta do FGTS e não deve ter feito essa categoria de saque nos últimos 12 meses.
Recentemente, a cidade de Governador Valadares, em Minas Gerais, foi incluída na lista de áreas habilitadas para tal modalidade de saque, após temporais que afetaram diversas regiões do município. Dessa forma, os trabalhadores de Governador Valadares podem solicitar o saque calamidade do FGTS, desde que se enquadrem nos requisitos citados.
Qual o Valor do saque e prazo do saque calamidade FGTS?
O valor máximo disponível para o saque calamidade é de R$ 6.220,00. No entanto, vale salientar que nem todos os trabalhadores poderão sacar esse valor integralmente, visto que o montante liberado estará sujeito ao saldo disponível na conta FGTS do trabalhador.
Os cidadãos habilitados a realizar o saque, têm o prazo de até 90 dias para fazer a solicitação.
Como solicitar o saque calamidade?
A solicitação do saque pode ser feita de forma simples e rápida pelo aplicativo do FGTS. Veja o passo a passo para solicitar o saque calamidade:
-
- Baixe e instale o aplicativo do FGTS (disponível para Android e iOS);
- Selecione a opção “Meus Saques”;
- Escolha “Outras Situações de Saques”;
- Selecione o motivo do saque: “Calamidade Pública”;
- Indique o município em que você reside e clique em “Continuar”;
- Escolha como deseja receber seu FGTS: se em conta bancária (inclusive Poupança Digital CAIXA Tem) ou em atendimento presencial;
- Envie os documentos solicitados para validação;
- Confira os documentos anexados e confirme a solicitação.
Para verificar se o seu município está na lista de áreas com direito ao saque calamidade, basta acessar o site oficial da Caixa Econômica Federal.
Leia mais: Modernização no Brasil: Saiba como Criar sua Carteira de Trabalho Digital e Facilite sua vida!