Jornal dia
Seu jornal de notícias

Concurso Público Unificado: 2 Milhões de Inscrições Confirmadas e Preparativos para Provas!

0

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), também conhecido como “Enem dos Concursos”, alcançou a marca de 2,1 milhões de inscrições confirmadas. A organização do certame, considerado o maior para o serviço público federal já realizado, informou que os dados incluem candidatos isentos do pagamento de taxas e aqueles que já efetuaram o pagamento.

O que é o CPNU?

O CPNU é um concurso que visa selecionar 6.640 funcionários para preenchimento de vagas em 21 órgãos federais. A prova será realizada no dia 5 de maio, nas 220 cidades de todas as unidades federativas do Brasil. O processo seletivo é composto por questões objetivas e dissertativas, específicas para cada área de atuação.

Inscrições confirmadas

De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, cerca de 2,65 milhões de candidatos fizeram a inscrição para o concurso. Deste total, ainda estão pendentes a confirmação de aproximadamente 550 mil inscrições. O prazo para pagamento da taxa, realizada por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), encerrou-se no dia 16 de fevereiro. Os dados finais sobre as inscrições serão divulgados no dia 29 de fevereiro.

Leia Mais: INSS Anuncia Antecipação de Aposentadoria para Sete Profissões de Risco! VEJA QUAIS!

Qual os Resultados e locais de prova?

A previsão é que no dia 3 de junho sejam divulgados os resultados das provas objetivas, preliminares, das provas discursivas e de redação. Já a classificação final dos candidatos aprovados será divulgada no dia 30 de julho. A consulta sobre o local da prova estará disponível a partir do dia 29 de abril.

Leia Mais: VEJA Requisitos, Solicitação e Documentação Necessária para o BPC!

Qual o Objetivos do concurso?

Este concurso tem como objetivo garantir igualdade de oportunidades ao acesso a cargos públicos efetivos. A organização do certame seguiu o princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas, com o intuito de padronizar procedimentos na aplicação das provas e aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, priorizando as qualificações necessárias para o desempenho das atividades pertinentes ao setor público.