Plataforma do FGTS Digital Simplifica Processo de Recolhimento usando Pix e eSocial! VEJA!
A cerimônia de lançamento será transmitida no canal oficial do Ministério do Trabalho e Emprego no YouTube e contará com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, dos Gestores do FGTS, gestores regionais e equipes técnicas.
O que muda para os empregadores que usam o FGTS?
O principal objetivo da nova plataforma é facilitar e simplificar o processo de recolhimento do FGTS para os empregadores, tornando-a mais eficiente. O sistema utilizará as informações do eSocial como base de dados, permitindo aos empregadores realizar todas as operações relacionadas ao FGTS em um só lugar e de maneira mais prática.

Leia mais: Processo de suspensão da aposentadoria por Incapacidade Permanente! Entenda!
E o que muda para os trabalhadores que usam o FGTS?
A individualização mais ágil dos depósitos recolhidos nas contas vinculadas dos trabalhadores é um dos principais benefícios. O trabalhador ganha também com a utilização do Pix como instrumento de pagamento do FGTS, trazendo mais confiabilidade, facilidade e agilidade ao processo.
Leia mais: Veja o calendário do INSS! Novidades para o próximo pagamento!
Quando a plataforma do FGTS entrara em uso?
A expectativa é que a nova plataforma entre em vigor a partir de março de 2024. O desenvolvimento do projeto contou com a parceria do Ministério da Economia, Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (CCFGTS), a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e a Caixa Econômica Federal.
Esta novidade é mais uma ação do governo federal visando a modernização e aprimoramento dos processos trabalhistas, simplificando o cotidiano de milhares de empresas e trabalhadores em todo o país.
Espera-se com esta modernização também aprimorar a gestão de informações e proporcionar maior transparência das operações realizadas com o Fundo.