Jornal dia
Seu jornal de notícias

FGTS Digital entra em vigor: plataforma facilita gestão para empresas e trabalhadores!

0

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), após passar por um período de seis meses de testes, lança sua nova plataforma digital nesta sexta-feira (1º) para facilitar o processo de envio de informações sobre o benefício dos trabalhadores pelas empresas. A ferramenta funcionará inteiramente online e tem como objetivo substituir o atual sistema Conectividade Social/Caixa.

Durante a apresentação da plataforma, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, destacou que o novo sistema trará benefícios tanto para os empregadores quanto para os trabalhadores. “O FGTS Digital reduzirá as horas trabalhadas nas empresas para alimentar as informações do FGTS. O trabalhador terá mais transparência sobre os depósitos do fundo”, declarou.

Como Funciona o FGTS Digital?

A nova plataforma utilizará o e-Social, um banco eletrônico de dados dos empregados, como base de dados. Operado inteiramente pela internet, o FGTS Digital oferecerá opções para geração de guias e será responsável pelo recolhimento mensal do FGTS, bem como pelo pagamento de rescisões e multas rescisórias.

A plataforma também permitirá que o empregador utilize o Pix, sistema de transferências instantâneas do Banco Central, para realizar o recolhimento do FGTS. Essa inovação facilitará a gestão do fundo pelas empresas e proporcionará mais confiabilidade no sistema, agilizando a conversão dos depósitos no saldo individual da conta do trabalhador.

Beneficios da implantação do Sistema FGTS digital

Com a implantação do FGTS digital, serão emitidas 7 milhões de guias para recolhimento do fundo todos os meses. A nova plataforma tem como objetivo integrar o e-Social, o Pix Caixa, o Portal Gov.br e outros sistemas. Cerca de 4,5 milhões de empregadores utilizarão a plataforma para gerenciar os dados de mais de 50 milhões de trabalhadores.

Leia Mais: VEJA Como Desbloquear o PIX Emergencial do Bolsa do Povo! NÃO PERCA!

Quais as novidades para 2024?

Outras novidades do FGTS digital incluem o pagamento acelerado do FGTS em atraso, com a possibilidade de recolher vários meses em uma única guia, o cálculo automático da multa do FGTS baseado no histórico de remunerações do e-Social, além da recomposição automática de salários de períodos anteriores e do pagamento da indenização compensatória.

Leia Mais: Aposentadoria MEI para Idosos! O que eu preciso saber sobre os Empréstimos? VEJA!

Conclusão

Essa nova ferramenta apresenta grandes avanços para agregar valor ao processo de gerenciamento do FGTS, não somente para as empresas, mas também para os trabalhadores, que contarão com um sistema mais transparente e ágil para a gestão de seu benefício.