Vale Gás: Conheça o Auxílio do Governo Para Combater o Aumento do Preço do Gás de Cozinha
Devido ao recente aumento no preço do gás de cozinha em todo país, muitas famílias brasileiras têm encontrado dificuldades para manter suas contas em dia.
Visando minimizar os efeitos desta elevação de preços para os mais vulneráveis, o governo adotou uma medida paliativa: a retomada da distribuição do Vale Gás para as famílias mais necessitadas. A distribuição retomou nesta sexta-feira, 16 de fevereiro.
Qual é o Calendário de pagamento do Vale Gás?

O pagamento do Vale Gás seguirá as mesmas datas do calendário do Bolsa Família e do NIS (Número de Identificação Social) dos beneficiários. Tudo podendo ser consultado no site e no aplicativo do Bolsa Família, no aplicativo Caixa Tem, ou através de uma ligação para o número 111.
- NIS de final 1 – 16 de fevereiro
- NIS de final 2 – 19 de fevereiro
- NIS de final 3 – 20 de fevereiro
- NIS de final 4 – 21 de fevereiro
- NIS de final 5 – 22 de fevereiro
- NIS de final 6 – 23 de fevereiro
- NIS de final 7 – 26 de fevereiro
- NIS de final 8 – 27 de fevereiro
- NIS de final 9 – 28 de fevereiro
- NIS de final 0 – 29 de fevereiro
Leia mais: Primeira parcela do 13° salário do INSS ja tem data? Confira
O que é o Vale Gás e como receber?
O Vale Gás é um auxílio financeiro concedido a cada família, cujo valor é de R$ 102. Esse montante corresponde ao valor médio nacional de um botijão de gás de 13kg.
O pagamento é feito a cada dois meses, com o propósito de oferecer algum alívio no orçamento das famílias mais atingidas pela crise em nosso país. Os beneficiados por esse programa são as famílias com rendimentos mensais igual ou inferior a meio salário mínimo, desde que estejam cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico).
Nos casos dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) que vivem na mesma residência, eles também estarão aptos a receber o benefício.
Quem pode receber o Vale Gás?
Para receber o Vale Gás, há algumas condições a serem cumpridas, especialmente referentes à saúde e educação. O governo exige, por exemplo:
- Assegurar a matrícula e a frequência escolar de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos
- Acompanhamento no pré-natal, em caso de gestantes.
Com o Vale Gás, a intenção do governo é oferecer alguma alívio financeiro para as famílias mais vulneráveis no país, principalmente neste momento de subtis nos preços de vários itens essenciais.
Leia mais: Qual o pagamento do abono salarial? Veja como e quando sacar!