Consignados do INSS têm redução nas taxas de juros: Veja as mudanças e impactos!
Em uma reunião do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) realizada em Brasília, aprovou-se a redução dos tetos de juros dos empréstimos consignados para os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O limite para empréstimos com desconto em folha passou de 1,76% para 1,72% mensais. Para as operações na modalidade de cartão de crédito e cartão consignado de benefício, o teto caiu de 2,61% para 2,55% ao mês.
Qual a Operação dos novos índices do INSS?
Os novos valores entram em vigência cinco dias úteis após a publicação da resolução do conselho no Diário Oficial da União (DOU). O representante do sistema financeiro foi o único a votar contra a redução da taxa.

Qual o Impacto da redução?
O Ministro da Previdência Social comemora a queda, que é vista como mais uma vitória para os aposentados e pensionistas. Segundo ele, a redução acompanha o atual momento do país, com a queda dos juros e o aquecimento da economia. O ministro ainda destacou que a medida ajuda a diminuir o endividamento dos segurados.
Ações futuras
Ainda durante a reunião, o CNPS decidiu criar um grupo de trabalho com o objetivo de estudar uma metodologia permanente para reajustar as taxas máximas de juros do consignado. “Com o grupo, poderemos aprofundar essa discussão para chegarmos a um método que ajuste automaticamente essas taxas. Ganharemos tempo e segurança no processo”, explicou o ministro.
Leia Mais: FGTS Futuro: Nova Regulamentação pode Acelerar o Sonho da Casa Própria!
Taxas de juros disponíveis para consulta
As taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras no Brasil estão disponíveis para consulta no portal do INSS e no aplicativo Meu INSS. Assim, os segurados podem verificar em qual banco a taxa de juros é mais favorável e optar pela portabilidade do empréstimo. A nova funcionalidade “extrato de empréstimos”, e a opção “instituições e taxas”, permitem que os segurados consultem as taxas de juros antes de contratarem o empréstimo.
Leia Mais: Benefícios Exclusivos do CadÚnico: descubra como se cadastrar
Aceitação das mudanças
Parece que as novas taxas dos empréstimos consignados aos beneficiários do INSS foram recebidas positivamente em geral, com muitos vendo isto como uma vitória para aposentados e pensionistas. Com a criação do grupo de trabalho do CNPS, o objetivo é realizar ajustes automáticos das taxas de juros, trazendo mais segurança e eficiência ao processo. Alem disso, a disponibilização das taxas de juros das instituições financeiras no portal do INSS e no Meu INSS torna a escolha do empréstimo mais transparente.