FGTS Digital promete Mais Eficiência e Transparência! CONFIRA AGORA!
A implementação do FGTS Digital acaba com o fardo da complexidade e da demora nos depósitos do FGTS, um grande passo para os profissionais de RH. O FGTS Digital começou a funcionar, trazendo muitos benefícios aos trabalhadores.
Quais inovações o FGTS Digital entrega?
Contemplando um sistema inovador, as empresas agora podem emitir guias de recolhimento, verificar pagamentos e débitos, realizar o cálculo automático da multa do FGTS com base nos dados do eSocial, e até mesmo fazer a recomposição automática de salários anteriores.
O FGTS Digital veio para consolidar valores de vários meses em um único guia, o que certamente facillita bastante. Substitui também os boletos pelo PIX, proporcionando maior rapidez e versatilidade. Agora, a data de depósito dos valores muda do dia 7 para o dia 20, sendo alinhado com o pagamento de outros impostos dos trabalhadores.
Funções do FGTS Digital:
- Gerar a Guia de Recolhimento do FGTS (GRF).
- Recolher o FGTS.
- Informar a movimentação dos trabalhadores.
- Solicitar a emissão de certidões.
- Consultar o saldo do FGTS dos trabalhadores.
- E muito mais.

Leia Mais: Prazo para adesão ao Programa Pé de Meia do MEC termina neste domingo!
Como será o FGTS Digital para Autônomos e MEI’s?
Para os profissionais autônomos e MEIs, o procedimento de depósito continua o mesmo, via eSocial. E mesmo sem alterar a forma como o trabalhador acessa suas informações, o FGTS Digital tem o benefício de simplificar o processo de resgate em caso de demissão do trabalhador, não sendo mais necessário a chave de autorização dada pelo empregador.
Quais os Benefícios do FGTS Digital?
Pretende-se que o FGTS Digital aumente a transparência dos depósitos realizados pelos empregadores e assegure a eficácia dos direitos dos trabalhadores. Ao usar os dados do eSocial, os débitos serão individualizados desde o início, usando o CPF do trabalhador como identificador primário.
Com a FGTS Digital, será garantido aos trabalhadores que o recolhimento mensal do FGTS seja feito regularmente. O sistema trará muitos benefícios, como: emissão rápida e personalizada de guias, consulta de extratos de pagamentos realizados, individualização dos extratos de pagamento, verificação de débitos pendentes, pagamento de multas compensatórias a partir dos respectivos pagamentos devidos.
FGTS Digital promete um ganho de tempo nas transações de recolhimento da garantia em cerca de 36 horas mensais. Este tempo economizado pelas empresas permitirá otimizar processos e aumentar a produtividade.
Benefícios do FGTS Digital:
- Maior transparência dos depósitos.
- Eficácia dos direitos dos trabalhadores.
- Individualização dos débitos desde o início.
- Regularidade do recolhimento mensal do FGTS.
- Emissão rápida e personalizada de guias.
- Consulta de extratos de pagamentos realizados.
- Verificação de débitos pendentes.
- Pagamento de multas compensatórias.
- Ganho de tempo nas transações de recolhimento da garantia (cerca de 36 horas mensais).
Leia Mais: Descontentamento marca fim do primeiro pagamento do Auxílio Gás 2024!
Como cadastrar no FGTS Digital?
Para realizar o cadastro no FGTS Digital como empregador, é necessário possuir um certificado digital válido, o qual pode ser adquirido de uma Autoridade Certificadora credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Após obter o certificado digital, o empregador deve acessar o site do FGTS Digital, disponível em um endereço específico, e clicar na opção “Primeiro Acesso”. Durante esse processo, será necessário fornecer o CNPJ da empresa e o número do certificado digital. Ao seguir as instruções apresentadas, o empregador poderá concluir o cadastro no FGTS Digital.
Cadastro no FGTS Digital:
- Possuir certificado digital válido.
- Acessar o site do FGTS Digital.
- Clicar na opção “Primeiro Acesso”.
- Fornecer o CNPJ da empresa e o número do certificado digital.
- Seguir as instruções apresentadas.